>
A Taça do Mundo de Setúbal – FINA/Hosa 10 km Marathon Swimming World Cup 2015, apresentada hoje em conferência de imprensa no Fórum Municipal Luísa Todi, vai realizar-se no dia 27 de junho na baía do Sado, a partir do Parque Urbano de Albarquel, prevendo-se a participação de cerca de 50 nadadores em representação de 20 países. As inscrições terminam apenas no dia 12 de junho.
Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Croácia, República Checa, Equador, Egipto, Espanha, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Japão, Macedónia, Nova Zelândia, Portugal, Ucrânia e Venezuela serão os países em competição na sexta etapa do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas.
A Seleção Nacional será formada por Rafael Gil e Angélica André, campeões nacionais em título dos 10km, e ainda por Hugo Ribeiro, Tiago Oliveira, Vasco Gaspar e Vânia Neves.
A competição internacional, com início às 16h00 (prova masculina) e 16h10 (prova feminina), será antecedida por uma Prova Aberta (11h00), na distância de 1,5km, cujo objetivo é promover a disciplina de águas abertas. As inscrições terminam também no dia 12 de junho. Até ao momento estão inscritos 70 nadadores.
Esta é a oitava vez que Setúbal recebe uma etapa do circuito mundial FINA, depois de ter organizado a prova entre 2006 e 2011 e em 2014, ano em que foram vencedores o australiano Jarrod Poort e a brasileira Ana Marcela Cunha.
Em 2012, a cidade do Sado acolheu a Qualificação Olímpica para Londres 2012 e será palco, no próximo ano, da Qualificação Olímpica para o Rio de Janeiro 2016.
Arseniy Lavrentyev, com um quarto lugar na edição de 2011, e Daniela Inácio, em sexto lugar no ano de 2008, são os detentores dos melhores resultados portugueses nas etapas da Taça do Mundo de Setúbal.
Na apresentação do evento estiveram Maria da Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Liberato, presidente do Comité Organizador, António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, José Pedro Brandão, secretário técnico da Federação Portuguesa de Natação.
Declarações:
Maria da Dores Meira (Presidente da Câmara Municipal de Setúbal):“A realização da Setubal Bay é o resultado do esforço e do investimento da Câmara de Setúbal e Federação Portuguesa de Natação. Esta baía é o melhor cenário para receber esta prova de águas abertas. Estarão novamente os melhores atletas mundiais da modalidade. Esta prova faz parte do esforço que a nossa autarquia está a desenvolver para fazer de Setúbal a cidade europeia do Desporto, candidatura que está em curso. Conquistámos a confiança da Federação Portuguesa de Natação e da Federação Internacional. Estou segura que teremos motivos para celebrar o sucesso deste grande evento desportivo. Tem havido um acréscimo turístico em reflexo da realização da prova de águas abertas”.
António José Silva (Presidente da Federação Portuguesa de Natação):“No próximo ano, a par da candidatura europeia de desporto, vamos organizar novamente a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016. É importante reafirmar que a Taça do Mundo de Setúbal é a maior e melhor prova a nível nacional. As grandes referências das águas abertas estarão presentes, é a prova mais credível em Portugal”.