18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugueses em bom plano no Festival Olímpico da Juventude Europeia

A segunda jornada do primeiro dia do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que se está a desenrolar em Maribor (Eslovénia), proporcionou dois lugares de honra para os atletas portugueses. Na final dos 5000 metros marcha, Eduardo Camarate foi quinto, e na final dos 3000 metros planos, Lara Costa foi sexta. Denis Hrabar fecha primeiro dia do decatlo em terceiro lugar.
 
A prova de marcha era a última da jornada vespertina e cedo o espanhol Daniel Monfort e o italiano Giuseppe Disabato “esfrangalharam” o pelotão. Até ao final o espanhol mostrou-se mais forte, foi dobrando todos os atletas que se classificaram do sexto lugar para baixo (!), e triunfou, isolado, à frente do italiano. Mais para trás, Eduardo Camarate não se mostrou perturbado, foi fazendo a prova à sua medida e terminou na quinta posição, em 22m01s25”, alcançando um recorde pessoal melhorado em 23 segundos!
 
Quanto a Lara Costa, a portuguesa esteve segura de si na final dos 3000 metros. Andou no grupo da frente na fase em que era importante, conheceu uma quebra a duas voltas do fim, mas na última prova reagiu muito bem e terminou a recuperar lugares, ocupando o sexto lugar, com a marca de 9m39s96”, também um recorde pessoal!
 
Ainda na jornada da tarde, Denis Hrabar continuou a sua participação no decatlo e bateu outro recorde pessoal no salto em altura (1,87 metros) e nos 400 metros ficou a três centésimos do recorde pessoal (51,88 segundos).
 
Com os resultados alcançados nas cinco provas do primeiro dia, Denis segue na terceira posição da prova, com 3702 pontos, atrás do alemão Leon Joel Clair (3872) e do checo Daniel Hanzelka (3814). Atrás do português está o belga Lambrechts (3691).
 
Na primeira das séries eliminatórias dos 400 metros, Clara Martinha foi sétima classificada com a marca de 57,61 segundos, não conseguindo acesso à final, o mesmo acontecendo a Rui Serras, também nos 400 metros (5º na sua série, com 49,05 segundos). Também Tatiana Pereira não conseguiu o acesso à final do salto em comprimento. A portuguesa foi 8ª no seu grupo de qualificação (14ª no total), com um salto de 5,67 metros.
 
Fica assim fechado o primeiro dia de competição (ver notícia da jornada da manhã).
 
O FOJE continua amanhã, com o decatlo a conhecer o seu segundo dia e o consequente desfecho. Compete ainda a corredora Stela Fernandes nas eliminatórias dos 2000 metros obstáculos.
 
Esta competição pode ser acompanhada no site oficial, tendo transmissão em direto das competições através de canal próprio.
 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2024 – 21:45:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...