18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Viana do Castelo recebe etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle - 14 a 16 de Julho

Viana do Castelo recebe etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle

 

É já nos próximos dias 14, 15 e 16 de Julho que Viana do Castelo recebe o Viana SUP Open, a segunda etapa do circuito mundial de Stand Up Paddle deste ano na vertente race, depois da etapa inaugural, disputada em Abril, em Alicante, Espanha.

 

A Cidade Europeia do Desporto de 2023 recebe a estreia em águas nacionais do circuito mundial desta modalidade de deslize, que junta atletas de diferentes áreas, como surf, remo, windsurf, kitesurf ou vela.

Sexta-feira, o dia de abertura, está reservada para sessões de treinos dos atletas, uma oportunidade para os amadores poderem conhecer os atletas profissionais, bem como para inscrições e sessões abertas na água, em conjunto com a APPACDM de Viana do Castelo e a sua iniciativa “Desporto para Todos”, com um evento de abertura formal a partir das 18h.

 

A foz do Rio Lima vai acolher alguns dos melhores atletas profissionais da modalidade, como o havaiano Connor Baxter, campeão mundial em título e vencedor da primeira etapa deste ano, os japoneses Shuri Araki e Rai Taguchi, as espanholas Esperanza Barreras e Duna Gordillo, a argentina Juliette Duhaime ou a italiana Cecilia Pampinella, que no sábado disputarão as provas de sprint  num percurso em formato de “M”, com base na Praia Fluvial do Barracão dos Touros.

 

Entre os candidatos à vitória estarão alguns atletas portugueses, como o madeirense Tomás Lacerda, que obteve um incrível quinto lugar na prova inaugural, em Alicante, ou a caminhense Ângela Fernandes, atleta do Surf Clube de Viana, tendo Portugal ainda esperança na prestação da muito jovem Mia Soares, um talento emergente do SUP nacional.

 

O Viana SUP Open terá, ainda, provas abertas e juvenis, para o cada vez maior número de amantes desta modalidade, com uma mostra de cinema e festa com DJ’s, na noite de Sábado, para descontrair no cenário idílico da foz do Rio Lima.

O Domingo está reservado para as corridas de distância, com provas Open de 3km e 6km, na Praia Fluvial do Barracão dos Touros, entrando de seguida os  profissionais na água, às 14h, para os 16km de uma Downwind Race, uma espetacular corrida em mar aberto, a favor do vento (a famosa nortada do Verão português, que agora atinge todo o seu potencial ), com início na Praia de Afife e chegada ao local do evento, bem no coração de Viana do Castelo.

O dia terminará com a iniciativa Paddle For the Oceans, da Association of Paddlesurf Professionals, na qual todos os participantes irão remar em conjunto,  como forma de apoio à preservação e protecção dos oceanos.

 

O Viana SUP Open, que tem entrada totalmente gratuita e início diário pelas 9h da manhã, poderá ser acompanhado em www.appworldtour.com, onde irão ser transmitidas as provas principais e onde se encontram mais informações sobre o evento.

 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 04:58:43

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...