19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal despede-se do SUP nas ondas francesas e aponta armas ao SUP race

 
Portugal despede-se do SUP nas ondas francesas e aponta armas ao SUP race
 
A Seleção Nacional de SUP disse adeus às ondas no Campeonato do Mundo ISA que decorre até domingo em Les Sables D’Olonne, França, com Tomás Lacerda e Verónica Silva a serem afastados. 
 

 

Tomás chegou mesmo aos quartos de final da ronda de qualificação (tendo inclusive cruzado caminhos com o antigo campeão mundial Benoit Carpentier na ronda 2) mas foi relegado para as repescagens e perdeu na ronda 4, com a consequente eliminação. Já Verónica que tinha sido relegada para as repescagens na véspera, passou a primeira ronda deste percurso, mas foi eliminada na segunda ronda, manifestando sempre muitas dificuldades devido, em grande parte, a uma lesão num tornozelo.
No final, Tomás Lacerda fez um balanço positivo desta fase, assumindo, contudo, que o foco é mesmo no que se segue: as provas de race:
“Está a ser uma experiência gratificante, o meu primeiro Mundial por Portugal. Estou um pouco triste pela maneira como acabou esta fase, mas mostrei bom surf frente a grandes competidores. Sei que tenho muito para melhorar nesta vertente, mas fiquei feliz por poder competir com alguns dos melhores do Mundo. Agora é trabalhar para, se tiver a confiança do Selecionador, representar a Seleção no Europeu (no próximo mês, em Peniche). Tenho muita confiança nas ondas pela experiência que tenho no surf, em que competi em paralelo até aos 19 anos, mas o SUP race tem sido o meu grande foco e sinto até alguma pressão devido ao investimento que faço em termos de treino, mas estou confiante.”
Por seu turno, Verónica Silva confessou que o seu objetivo sempre foi o race técnico pelo que a eliminação mais ou menos prematura não a desmoraliza:
“É verdade que tenho o tornozelo a chatear um pouco, mas nesta vertente de SUP wave, nem foi o principal fator que me limitou. Claro que com o mar grande que estava, não ajudou. Mas o race técnico é mesmo a minha aposta e onde gostaria de ter um resultado mais de acordo com as minhas expectativas.”
 
Amanhã, o dia é totalmente dedicado à conclusão do SUP Wave, pelo que será um dia de descanso para a Seleção que entra em ação apenas quinta-feira, já com as disciplinas de race.
 
A Seleção Nacional é orientada por Ricardo Rodrigues composta por:
 
Tomás Lacerda (Lusurf)
João Olim (LCM)
Mia Silva (Clube Náutico do Prado)
Verónica Silva (Clube Naval do Funchal)
 

Periodicidade Diária

domingo, 13 de julho de 2025 – 17:01:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...