18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Tomás Lacerda campeão da Europa em dia de glória para Portugal

O terceiro dia do EuroSUP 2023 que decorre até domingo em Peniche foi histórico para Portugal, com a Seleção Nacional orientada por Ricardo Rodrigues a conquistar uma medalha de ouro, através de Tomás Lacerda no SUP Race Sprint, uma prata e um cobre, no SUP Wave, através dos juniores Joana Andrade e Guilherme Olim, respetivamente.
 
O dia começou com ondas clássicas no Lagide, pelo terceiro dia consecutivo, que coroaram o francês Benoit Carpentier e a espanhola Alazne Arrucoechea como campeões da europa open de SUP Wave , e os espanhóis Joan Garcia e Julieta Rodriguez-Villamil como campeões junior, deixando Portugal com uma prata e um cobre.
 
Tomás Lacerda ainda marcou presença na final de repescagem de SUP Wave, mas não conseguiu chegar à grande final. Um esforço que tornou a sua emocionante vitória no Sprint, à tarde, ainda mais notável.
 
Depois de passar vários heats complicados, Tomás teve uma final atribulada, caindo no caminho para a boia, mas recuperando, dando a volta de forma impecável e apanhando uma onda que o recolocou na luta pela vitória. Chegou à areia lado a lado com o dinamarquês Christian Andersen, mas bateu-o na corrida pela areia num literal “photo finish”. Foi a explosão de alegria na praia e um momento extremamente emotivo para os portugueses.
 
“Um dia com que sonhei a vida toda”, assumiu Tomás Lacerda ainda a quente, acrescentando: “Foi uma manhã de surf e uma tarde de race. É o que gosto de fazer e poder competir nos dois e ganhar aqui o título europeu é um dos meus sonhos, falta ser campeão mundial. Depois é poder estar aqui com esta equipa incrível, poder representar Portugal e agradecer ao presidente João Aranha que nos bons e maus momentos, desde o ano passado em que me lesionei no joelho no Europeu e perdi o meu pai, ele esteve sempre ao meu lado e vou festejar esta vitória como se fosse com o meu pai.”
 
Em suma, um dia em cheio para Portugal, como resumiu o Selecionador Ricardo Rodrigues, salvaguardando que esta é uma equipa ainda “em crescimento”:
 
“Acabámos o dia em grande, com três medalhas, duas nas ondas com a vice-campeã Joana Andrade e uma medalha de cobre do Olim. Continuamos a lutar no dia a dia de prova e temos no horizonte um bom resultado, mas estamos, acima de tudo a apostar numa equipa muito competitiva que está em crescimento com o objetivo de rivalizar de igual para igual com as grandes potências da modalidade.”
 
Para resultados completos: https://www.eurosurfing.org/live
 
A Seleção Nacional orientada por Ricardo Rodrigues é composta por:
Atletas: 
- Filipe Meira (Surf Clube de Sesimbra)
- Ângela Fernandes (Surf Clube de Viana)
- Tomás Lacerda (Lusófona Surf)
- Verónica Silva (Clube Naval do Funchal)
- Carlos Fidalgo (Peniche Surf Clube)
- Paulo Freitas (Ludens Clube Machico)
- Guilherme Faria (Clube Fluvial Vilacondense)
- Guilherme Olim (Ludens Clube Machico)
- Maria Silva (Clube Náutico de Prado)
- Joana Andrade (Clube Naval de São Vicente)
- Francisca Costa (Vila do Conde Kayak Clube)
- Carlota Rodrigues (Clube Naval do Funchal)
- Lourenço Viveiros (Ludens Clube Machico)
 

Periodicidade Diária

domingo, 16 de junho de 2024 – 05:01:20

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...