18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal segue em quarto lugar no EuroSUP após prova heroica de longa distância

Portugal segue em quarto lugar após prova heroica de longa distância
 
A Seleção Nacional teve uma prova complicada no quinto dia do EuroSUP 2023, prova da Federação Europeia de Surf (ESF). Depois de um “lay day” devido às condições climatéricas adversas, Portugal teve seis atletas na prova de longa distância (10 kms percorridos na Baía do Baleal), ocupando a quarta posição da geral, atrás de Itália, França e da líder França.
 
Uma prova duríssima física e tecnicamente devido à forte ondulação, com Filipe Meira a classificar-se como o melhor português no open masculino, em 9º lugar, numa prova ganha pelo francês Clément Colmas. Paulo Freitas, também no open masculino, foi 15º.
 
No open feminino, a veterana Ângela Fernandes conseguiu igualmente a 9ª posição, com Verónica Silva em 10º lugar depois de ter perdido a prancha após ser colhida por uma onda. 
Nos juniores, Guilherme Faria foi 6º, enquanto Mia Silva não terminou a prova no tempo regulamentar.
 
“Foi muito rijo, faltou pernas para dar mais que isto”, confessou Filipe Meira, acrescentando: “Comecei bastante bem, mas depois senti uma quebra e que não ia conseguir aguentar o ritmo. Tentei alcançar o grupo imediatamente à frente, mas não consegui meter a velocidade que queria contra o vento. Mas isto motiva-me a treinar mais forte e, se acreditarem em mim, voltar a tentar fazer melhor para o ano.”
 
Ângela Fernandes, por seu turno, resumiu assim a sua prestação: “Foi uma prova muito difícil tecnicamente, mesmo no limite das condições, mas o Stand Up Paddle é isto, ondas, vento...mar. Quem se sente mais confortável técnica e fisicamente, consegue os resultados. A última parte era a última que tinha mais receio por estas ‘bombinhas’ que aparecem a rebentar aqui na praia e podem causar estragos, mas correu bem.”
 
Portugal acaba por cumprir as expectativas continua na corrida por uma boa posição, conforme assumiu o Selecionador Nacional Ricardo Rodrigues:
 
“Uma prova muito desafiante, com uma largada complicada, muito técnica. Quem ganhou não surpreendeu, pois são todos bons remadores. As nossas remadoras open estiveram bem apesar de a Verónica ter tido um azar no final que lhe custou dois ou três lugares. De resto, todos estiveram mais ou menos dentro do que se esperava. Dentro das contas do campeonato, estamos no quarto lugar, dentro das expectativas.”
 
Além dos heróis na água, também há que destacar a organização que realizou uma tarefa quase impossível na realização de uma prova em condições muito exigentes. Paulo Ferreira, presidente do Peniche Surfing Clube e organizador local, deu conta do “desafio”:
 
“Queríamos organizar esta prova no mar, mas sabíamos que era um desafio quase impossível. Vinte e quatro horas antes tínhamos preparado todos os cenários, até o de realizar a prova na barragem do Rio de São Domingos. Felizmente, percebemos que tínhamos uma janela temporal de três horas em que podíamos fazer a prova no mar e conseguimos fazê-lo em condições muito exigentes. Os atletas foram verdadeiros heróis, hoje. Parabéns a todos e muito obrigado ao Coordenador Municipal da Proteção Civil e ao Capitão do Porto de Peniche por permitirem que esta prova se realizasse.”
 
Para resultados completos: https://www.eurosurfing.org/live
 
A Seleção Nacional orientada por Ricardo Rodrigues é composta por:
 
Atletas: 
- Filipe Meira (Surf Clube de Sesimbra)
- Ângela Fernandes (Surf Clube de Viana)
- Tomás Lacerda (Lusófona Surf)
- Verónica Silva (Clube Naval do Funchal)
- Carlos Fidalgo (Peniche Surf Clube)
- Paulo Freitas (Ludens Clube Machico)
- Guilherme Faria (Clube Fluvial Vilacondense)
- Guilherme Olim (Ludens Clube Machico)
- Maria Silva (Clube Náutico de Prado)
- Joana Andrade (Clube Naval de São Vicente)
- Francisca Costa (Vila do Conde Kayak Clube)
- Carlota Rodrigues (Clube Naval do Funchal)
- Lourenço Viveiros (Ludens Clube Machico)
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de junho de 2024 – 21:48:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...