18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Junte-se à Associação de Jovens Diabéticos numa caminhada pela Serra de Sintra

 

No dia 27 de janeiro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, entre as 10h e as 13h, uma caminhada na Serra de Sintra, com o objetivo de incentivar à prática de exercício físico e provar que a diabetes não limita ninguém.

 

O ponto de encontro é a Barragem do Rio da Mula, em Sintra, e a caminhada, de dificuldade média, será de 10 km por paisagens que prometem deslumbrar.

 

Paula Klose, Presidente da AJDP, destaca que “esta é mais uma ação da iniciativa Caminhar com Diabetes, que quer pôr toda a gente a caminhar uma vez por mês para promover a saúde, prevenir a diabetes tipo 2, controlar a glicémia e, claro, promover o convívio e a partilha entre jovens com diabetes e as suas famílias. Estas caminhadas são a prova de que a diabetes não limita ninguém e cada obstáculo é ultrapassável, com otimismo e um estilo de vida saudável”.

 

A participação é gratuita, sendo que basta fazer a inscrição por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou por telefone (96 622 88 60), indicando o nome, o número de acompanhantes e os contactos. Devem ir equipados de forma adequada e preparados para a prática desportiva – roupa confortável, botas de montanha ou ténis confortáveis, água, um almoço volante e um lanche da manhã. Os participantes deverão também ir prevenidos comum kit para hipoglicémias (sumo, açúcar, bolachas) e o material de autocontrolo.

 

 

A diabetes

 

A diabetes tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas para de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e hereditariedade, entre outros fatores. Estima-se que em Portugal 13,3% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%). A Diabetes tipo 1 afetava, em 2015, 3.327 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 [1]. Em 2015 foram detetados cerca de 13,3 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

 

[1] – Dados do Relatório “Diabetes: Factos e Números” de 2015 do Observatório Nacional da Diabetes

 

 

Sobre a AJDP

 

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há mais de 20 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens com diabetes a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 04:55:32

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...