Palmela já integra a Rede de Cidades e Vilas que Caminham, juntamente com mais de 40 municípios nacionais, com o objetivo comum de promover a mobilidade e o usufruto do espaço público por todas/os. O Protocolo de Adesão foi assinado no dia 4 de janeiro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro, entre o Município e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), que elogiou a disponibilidade da Autarquia para trabalhar em parceria desde o primeiro momento.
Esta Rede nasceu há cerca de um ano do desafio lançado ao ICVM pela Red de Ciudades que Caminan de Espanha para a criação de uma estrutura semelhante em Portugal e ambas trabalham em articulação. Tem como objetivos reforçar as condições de caminhabilidade nos municípios aderentes, melhorar a qualidade de vida urbana e os parâmetros de saúde pública, universalizar a utilização do espaço público para todas/os, diminuir a emissão de gases poluentes, incrementar a intermodalidade, aumentar a segurança da circulação pedonal e viária, entre outros.
Ao integrar a Rede, o Município compromete-se a promover ações com vista à melhoria da caminhabilidade no concelho e beneficia de ações de formação técnica certificadas, de acesso ao “Seminário Permanente de Espaço Público” online, da participação nos Congressos Nacionais das Cidades e Vilas que Caminham e nos Congressos Espanhóis da Red de Ciudades que Caminan, da possibilidade de concorrer ao Prémio Nacional das Cidades que Caminham ou de acesso a informação sobre programas de apoio nacionais e europeus para a promoção da caminhabilidade.
O Presidente da Autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, lembrou que Palmela tem integrado todas as Redes criadas pelo ICVM: a Rede de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, no âmbito da qual foi distinguida com as Bandeiras de Prata e Ouro, a Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo obtido a distinção com todos os níveis da Bandeira, e agora a Rede de Cidades e Vilas que Caminham.
«Não trabalhamos para bandeiras, trabalhamos para o bem-estar dos cidadãos», referiu, aproveitando a ocasião para fazer um balanço das principais intervenções já realizadas pelo Município na área da mobilidade desde a adesão à primeira Rede, em 2004. A melhoria das acessibilidades na Praça da Independência, a requalificação do Largo da Mitra e o Parque Intermodal da Zona Sul, em Pinhal Novo, a criação de ciclovias por todo o concelho e, mais recentemente, a criação de percursos acessíveis no Castelo de Palmela são alguns exemplos.
«É um privilégio dar continuidade a esta relação. A Rede é importantíssima e fortalece-nos», reconheceu Álvaro Balseiro Amaro, afirmando que o Protocolo agora assinado é «um compromisso para fazer mais e cada vez com maior primor de planeamento técnico e de execução». O Presidente adiantou que está já em concurso uma grande intervenção de reabilitação urbana em Poceirão e Águas de Moura, que contará com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão e Marateca.
No Centro Histórico de Palmela, estão já sinalizadas com a Junta de Freguesia e a população as próximas ruas a serem intervencionadas ao nível dos pavimentos. No empréstimo de longo prazo que o Município vai contratualizar para financiar obras estruturantes, está também integrada uma obra importante ao nível da mobilidade, as infraestruturas do Bairro José Maria dos Santos, em Pinhal Novo.
Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade elogia disponibilidade do Município
«Palmela está na essência do nosso ADN, a criação de redes de parceria», elogiou a Presidente do ICVM, Paula Teles, agradecendo à Câmara Municipal por, mais uma vez, estar presente e por confiar na associação.
O Coordenador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, Pedro Ribeiro Silva, reforçou os elogios ao Município. «Palmela, desde a primeira hora, esteve connosco e muita da nossa aprendizagem levamo-la daqui. Temos aprendido mais com Palmela do que Palmela connosco», reconheceu.
A cerimónia de assinatura do Protocolo terminou com o hastear da bandeira da Rede Cidades e Vilas que Caminham, atribuída ao Município de Palmela.