‘Nunca mais vou esquecer este dia’ era a frase que mais se ouvia no final do dia de Sábado, no Ski Skate Amadora Parque, depois da demo do Team Internacional da Fallen Footwear com Jamie Thomas, Tommy Sandoval, Tom Asta, James Hardy, Jimmy Carlin, Tony Cervantes, Duarte Pombo e Ruben Gamito.
Ainda antes das 10h da manhã, já eram às centenas, os skaters que aguardavam a abertura do Ski Skate Amadora Parque. Vindos de todo o país, sozinhos ou em excursões organizadas, era grande a excitação e ansiedade de todos os que queriam conhecer os seus ídolos de skate. Se para muitos, o desejo era conhecer Jamie Thomas, skater lendário de 38 anos, que inspirou uma geração de skaters em todo o Mundo, para os mais novos, Tom Asta era o preferido.
O Skate Parque Indoor, com mais de 1.200 m2, rapidamente ficou cheio, mas assim que o Ski Skate Amadora Parque anunciou a chegada dos Prós, toda a gente parou de andar. Habituados a estas andanças de demonstrações de skate em todo o Mundo, o Team Internacional da Fallen não necessitou de muito tempo para aquecer e rapidamente começou a mostrar toques abusados para todos os gostos.
Emocionados com o entusiasmo dos skaters portugueses e pela qualidade do Skate Parque, Jamie Thomas, Tommy Sandoval, Tom Asta, James Hardy, Jimmy Carlin, Tony Cervantes e Ruben Gamito não paravam de andar e estavam cada vez com mais ‘pica’ para tentar novos toques. Difícil mesmo, foi pará-los…
A demo, que iria durar cerca de 30 minutos, só terminou pelas 18 horas, uma hora e meia depois do previsto, o que obrigou a organização a adiar o Best Trick Fallen para data a anunciar.
Rapidamente, a zona da sessão de autógrafos encheu-se de miúdos e graúdos que desejavam uma recordação deste dia. Fosse nos posters da tour, nos ténis, na t-shirt, na tábua ou em alguma parte do corpo, todos tiveram direito a um autógrafo, acompanhado de uma palavra de incentivo e um sorriso de todos os prós, que foram incansáveis neste dia.
Facilmente se percebeu porque Jamie Thomas, Tommy Sandoval, Tom Asta, James Hardy, Jimmy Carlin ou Tony Cervantes são ídolos para milhares em todo o mundo. Para além de um enorme talento para o skate, aliado a um trabalho árduo para continuarem a evoluir e a mostrar coisas novas, a humildade, simpatia e carisma destes ‘Senhores do Skate’ fazem com que os respeitemos e admiremos ainda mais.
Um dia inesquecível para todos, porque são momentos como este que fazem o skate crescer em Portugal.
Fotos: Miguel Ferreira
James Hardy
Jamie Thomas
Jimmy Carlin
Ruben GAmito
Tom Asta
Tommy Sandoval