Portugal entregou hoje mais um dia de luta no Mundial de Juniores da ISA que decorre até domingo em El Salvador. A Seleção apresentou cinco surfistas na competição e perdeu dois: Tiago Guerra, na segunda ronda de repescagens de sub-16 e Constância Simões na terceira ronda de repescagens de sub-18 feminino.
De resto, Manuel “Pirujinho” Couto passou a segunda ronda de repescagens de sub-16 em segundo na sua bateria, Afonso Pinto imitou-o na terceira ronda de repescagem de sub-18 e Sofia Matos também não destoou e foi segunda na terceira ronda de repescagem de sub-16 feminino.
No balanço da jornada, os responsáveis da Seleção, consideraram um desfecho “aceitável” e concentram-se agora na fase decisiva do campeonato que, alertam, começa “amanhã”, como sublinha David Raimundo, Selecionador Nacional:
“Entramos amanhã a reta final do campeonato e a partir desta fase que se começam a definir os lugares da tabela. Agora contamos com 3 baixas, mas continuamos com 9 atletas a disputar o sonho de medalhas. A margem de erro, a partir de agora, é mínima e temos de ser competentes e consistentes.”
João Aranha, líder da comitiva e presidente da FPS, alinha com o seu técnico e dá o mote para o que aí vem:
“Tivemos mais um dia longo em que perdemos mais dois atletas, mas, nesta altura do campeonato, ter três baixas é perfeitamente aceitável. Continuamos fortes e convictos num bom resultado. Agora entramos na fase decisiva.”
Sub18 Feminino
Constância Simões (Ericeira Surf Clube)
Érica Mendonça (CRCQ Lombos)
Maria Salgado (Associação Sealand)
Sub18 Masculino
Afonso Pinto (Ericeira Surf Clube)
Martim Fortes (Ericeira Surf Clube)
Matias Canhoto (Peniche Surf Clube)
Sub16 Feminino
Mel Canhoto (Peniche Surf Clube)
Miriam Julião (Associação de Surfistas de Vagos)
Sofia Matos (Associação de Surf da Costa de Caparica)
Sub16 Masculino
Jaime Veselko (Sporting)
Manuel “Pirujinho” Couto (Associação de Surf da Costa de Caparica)
Tiago Guerra (Associação de Surf da Costa de Caparica)