>
Ricardo Batista conquistou a medalha de bronze e Gabriela Ribeiro alcançou a 6ª posição no Campeonato Europa de Juniores em Weert, na Holanda.
Portugal participou no Campeonato da Europa Weert, na Holanda, que contou dia 1 de junho,com a participação de três atletas juniores, com Ricardo Batista, Alexandre Montez e José Vieira. No dia anterior, dia 31 de maio, foi a vez das juniores femininas, Gabriela Ribeiro, Maria Tomé e Mariana Vargem alinharem à partida do Campeonato da Europa.
Na prova feminina Gabriela Ribeiro alcançou a 6ª posição com 00:55:22 a 36” da medalha de ouro, Maria Tomé ficou em 9ª lugar com o tempo de 00:55:26 e Mariana Vargem conseguiu a 21º lugar com a marca de 00:56; 18. As três atletas estiveram na discussão da prova, sempre nos lugares cimeiros, numa competição de elevado nível. A primeira posição foi para Beatrice Mallozzi, da Itãlia, com 00:54:46.
A prova foi disputada na distância sprint, com Ricardo Batista a subir ao pódio na terceira posição com 00:49:07 a 2” do vencedor, Alexandre Montez alcançou um ótimo 5º lugar com 00:49:31 e José Vieira ficou 32º com 00:51:31, devido a furo na bicicleta.
O primeiro e segundo lugar foram ocupados pela França com o atleta Paul Georgenthum 00:49:04 e Boris Pierre 00:49:07, o mesmo tempo que Ricardo Batista.
Ricardo Batista contou-nos que a prova correu muito bem, embora já estivesse à espera de um resultado deste género. «A natação correu como expectável, até foi tranquila demais, formando-se um grupo bastante grande de atletas, saindo um grande grupo do primeiro segmento para o ciclismo. O pelotão de ciclismo era muito grande, na segunda transição tive que voltar atrás porque o capacete saiu fora do cesto.» Ricardo teve que fazer um esforço extra para ultrapassar posições e chegar ao primeiro classificado.
Apesar de a época estar a correr bem a Ricardo Batista, que conquistou alguns bons resultados nesta época ‘o triatleta júnior ficou muito satisfeito, excelente resultado para o jovem triatleta.’
Excelentes resultados para a prova júnior, resultado de muito esforço e trabalho de atletas e treinadores.