18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato do Mundo de Triatlo: regresso da modalidade aos palcos internacionais

 

O Campeonato do Mundo de Triatlo regressa numa competição que será a única em 2020 e que decidirá o título de Campeão/Campeã do Mundo, depois dos outros eventos World Triathlon Series (WTS) terem sido cancelados e a International Triathlon Union (ITU) ter determinado que esta seria a prova que apuraria os campeões mundiais.

 

Este grande evento, que inclui duas competições e o cumprimento de uma série de novas regras por causa da pandemia por COVID-19, realizar-se-á Hamburgo, nos dias 5 e 6 de setembro. Serão quatro os triatletas nacionais que marcarão presença no único campeonato da época, tanto na prova individual como na de estafetas mistas, variante que surgirá pela primeira vez como modalidade olímpica nos próximos Jogos de Tóquio em 2021.

 

Gabriela Ribeiro, Melanie Santos, João Silva e Vasco Vilaça participarão na prova individual no dia 5 setembro e constituirão equipa para a prova de estafeta que terá lugar a dia 6 de setembro. Gabriela Ribeiro e Vasco Vilaça serão dos triatletas mais jovens a competir, tendo já demonstrado grandes capacidades como juniores e também na pouca experiência na categoria de elite. Vilaça alcançou recentemente, dia 23 de agosto, a medalha de prata na Super League Triathlon, uma competição reconhecida pela ETU que conta com os melhores triatletas da modalidade, entre eles Jonathan Brownlee ou Javier Gomez Noya.

 

Neste campeonato do mundo estarão presentes os mais conceituados triatletas da atualidade, tais como Katie Zaferes e David Luís, que defenderão os títulos mundiais, mas também Alistair Brownlee, Mario Mola, Flora Duffy ou Jessica Learmonth, entre outros, fazendo deste o evento do ano.


Horários - Campeonato do Mundo em Hamburgo:

 

5 de setembro:

Prova individual elite masculina – 16h Hamburgo / 15h Portugal (distância sprint – 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida)

Prova individual elite feminina – 18h Hamburgo / 17h Portugal (distância sprint – 750 metros de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida)

 

6 de setembro:

Campeonato do Mundo Estafetas Mistas – 13h31 Hamburgo / 12h31 Portugal (todos os triatletas que constituem a equipa farão a distância super sprint – 300 metros natação, 6500 metros de ciclismo e 1700 metros de corrida, passando de seguida o testemunho, tornando a prova muito dinâmica).

 

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), afirma que o calendário internacional se encontra ainda muito afetado pela grande instabilidade devido à pandemia, provocando com isso consequências na comunidade do triatlo. «Os triatletas viram canceladas algumas das mais importantes provas do calendário como o Campeonato da Europa e muitas das etapas do Campeonato do Mundo, ou o Campeonato do Mundo Sub-23, que ainda não se sabe ao certo se se realizará».

 

Quanto ao Campeonato do Mundo, o dirigente explica que ‘será de nível muito elevado, sendo que a competição por estafetas mistas servirá também para aferir para a prova de apuramento para os Jogos Olímpicos, um evento a realizar em maio de 2021’. 

 

Regresso das grandes provas nacionais no Triatlo de Lisboa

 

No mesmo fim de semana, dias 5 e 6 de setembro, as provas regressam também a Lisboa, com o Campeonato Nacional Individual de Triatlo Olímpico, Campeonato Nacional de Juvenis em Aquatlo e o Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo em Estafetas, competições que se realizam em Marvila, no Braço de Prata.

 

A modalidade irá retomar os grandes eventos na capital com a realização de competições importantes, entre elas o Campeonato Nacional de grupos de idade que terá grande adesão, o Campeonato Nacional Individual ou Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas: «O foco será conseguir ter em Lisboa um Triatlo especial, que exigirá o cumprimento das atuais regras, mas sem retirar o brilhantismo do ambiente festivo próprio das provas da nossa modalidade», afirma o presidente da Federação de Triatlo de Portugal.

 

Horários - Triatlo de Lisboa 2020

 

A Federação analisou as correntes e a altura das marés durante vários dias de modo a poder realizar as provas nos horários mais benéficos aos triatletas. Assim, para garantir uma corrente pouco significativa no percurso de natação, sentindo-se o mínimo possível no troço mais desfavorável e aproveitando melhor a zona do percurso com corrente a favor, os horários serão os seguintes:

 

5 de setembro (sábado)

7h30 - Campeonato Nacional de Triatlo por Grupos de Idade (Standard

15h00 - Campeonato Nacional de Juvenis de Aquatlo Super Sprint

15h20 - Campeonato Nacional Individual de Triatlo Feminino Standard

17h00 - Campeonato Nacional Individual de Triatlo Masculino Standard

 

6 de setembro (domingo)

8h00 - Campeonato Nacional de Clubes por Estafetas Super Sprint

 

TAÇA DA EUROPA DE BANYOLES

 

No dia 6 de setembro realiza-se mais uma Taça da Europa Júnior em Barcelona, Espanha, que irá contar com nove triatletas portugueses: Beatriz Santos, Inês Rico, Joana Oliveira, Maria Tomé e Mariana Vargem representam as cores nacionais na prova feminina, enquanto Alexandre Montez, Gonçalo Oliveira, João Chagas e Rodrigo Rodrigues participam na prova masculina. Depois dos resultados na Taça da Europa da Polónia, há duas semanas, com a existência de dois pódios por parte de atletas masculinos e com todos eles a obterem classificações no top 10, há bons indicadores competitivos para esta prova.

 

«Estamos a lutar pelo ranking das nações juniores ao nível da europa, já que antigamente não era possível disputar o número de provas suficiente», esclarece o presidente da Federação de Triatlo, acrescentando que é possível vencer esse ranking ou classificar a nossa seleção júnior entre os primeiros lugares do pódio.

 

Horários – Taça da Europa Banyoles

 

6 de setembro

Prova feminina – 9h hora espanhola / 8h hora portuguesa

Prova masculina – 11h hora espanhola / 10h prova masculina

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 24 de abril de 2024 – 23:59:33

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...