18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Triatlo da Guarda: Filipe Azevedo e Raquel Rocha Campeões Nacionais de Triatlo Média Distância 2021

 

 

O Triatlo da Guarda realizou-se no dia 22 de agosto contando com a participação de mais de 200 atletas. 

 

O evento, que começou na barragem do Caldeirão, recebeu Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo e o Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Média Distância e o Campeonato Nacional de Paratriatlo de Média Distância. Os triatletas tiveram pela frente um percurso muito duro, com muito calor, o que dificultou mais ainda a conclusão da competição.

 

O Triatlo da Guarda incluiu também duas provas abertas na distância standard e sprint para promoção da modalidade.

 

 

Filipe Azevedo, do Estoril Praia Credibom, sagrou-se Campeão Nacional de Média Distância pela terceira vez, isolando-se na prova para alcançar a vitória com 04:03:01. Com o objetivo cumprido de revalidação do título alcançado em 2020, o triatleta diz que a prova correu bastante bem: «Na natação consegui isolar-me a cerca de 45’’ a 1’ para a segunda posição».

 

O atleta fez um bom segmento de ciclismo apesar de não se ter sentido muito bem na primeira parte da prova, ganhando vantagem que depois se consolidou na corrida, onde se sentiu muito bem.

 

«O João Ferreira esteve perto de mim, deu uma boa luta até meio da prova, mas depois consegui gerir melhor a prova a na parte final senti-me muito bem e fazer uma diferença maior.» O atleta conseguiu gerir a prova ajudando a equipa que era o objetivo principal.

 

«Estava bem preparado, tenho trabalhado nas subidas e descidas com temperaturas quentes pelo que consegui o primeiro lugar».

 

João Ferreira, do CNATRIL, foi Vice-Campeão Nacional, sendo o segundo atleta a passar a meta com o tempo de 04:14:53.

 

Alberto Casillas, também do Estoril Praia Credibom, classificou-se na terceira posição do Triatlo da Guarda com 04:17:55.

 

 

Na prova feminina, foi Raquel Rocha, do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, que alcançou a vitória sagrando-se pela segunda vez Campeã Nacional de Triatlo de Média Distância com o tempo de 04:48:10.

 

A atleta começou a liderar a competição a partir do segmento do ciclismo, posição que manteve até ao final.

 

«A Vera Vilaça impôs um ritmo muito forte na natação que decidi não ir com ela por causa do desgaste que poderia sentir».

 

Foi no ciclismo que Raquel passou a dominar a prova. «Pus o meu ritmo, consegui ir buscar a Vera, aumentei a vantagem para as minhas adversárias e na corrida ganhei mais um pouco de tempo. Consegui controlar pelo que estou bastante contente!»

 

Lottie Lucas, do Estoril Praia Credibom, foi a segunda atleta mais rápida do Triatlo da Guarda, com 05:01:58.

 

Mariana Marques, também do Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, alcançou a terceira posição absoluta da prova feminina, sendo Vice-Campeã Nacional de Triatlo de Média Distância ao terminar a prova em 05:02:27.

 

Vera Vilaça subiu ao terceiro lugar do pódio do Campeonato Nacional de Média Distância, por ter sido a terceira atleta nacional a passar a meta com 05:04:39.

 

Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo

 

Na terceira e última prova do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo a vitória masculina foi conquistada pelo Estoril Praia Credibom, com Filipe Azevedo, Alberto Casillas e Gil Maia.

 

Um objetivo principal de Filipe Azevedo era «ajudar a sua equipa a alcançar o terceiro título nacional, conseguindo vantagem para alcançar essa meta numa época que correu bastante bem.»

 

O Clube de Natação e Triatlo de Lisboa alcançou a segunda posição com João Francisco Ferreira, Sérgio Dias e Sérgio Marques.

 

A ocupar a terceira posição do pódio ficou o Clube de Natação do Colégio Vasco da Gama com Nuno Rodrigues, Bruno Santos e Hugo Pina.

 

 

Na prova feminina do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo Longo a primeira posição foi conquistada pelo Clube de Natação e Triatlo de Lisboa conquistou com Raquel Rocha, Mariana Marques e Hanna de Sousa.

 

O Estoril Praia Credibom conquistou a segunda posição com Lottie Lucas, Priscila Gonçalves e Simone Siebra.

 

No terceiro lugar foi para o OutSystems Olímpico de Oeiras, com Liliana Veríssimo, Maria Medeiro e Susana Pontes.

 

Campeonato Nacional de Paratriatlo de Média Distância

 

Filipe Marques, do Sporting Clube de Portugal, foi Campeão Nacional de Paratriatlo na sua categoria, com José Freire, da mesma equipa, a conquistar o título de vice-campeão.

 

João Santos, do GRCD Leião Triatlo, ficou na primeira posição na categoria PTHI.

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2024 – 22:13:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...