18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Clipper Round the World Race chega ao Algarve

 

 

A Clipper Race 2019-20 chega à Marina de Portimão no início de setembro, trazendo consigo centenas de velejadores de todo o mundo. 

 

A Clipper Round the World Yacht Race tem o prazer de anunciar que a cidade de Portimão será a primeira escala da sua aventura de 40.000 milhas náuticas pelos mares do mundo, as primeiras equipas são esperadas a partir de 8 de setembro, após oito dias de competição desde Inglaterra.

Esta é a primeira vez que se fará uma escala na europa, no início da prova, em três edições da competição. Depois de iniciar a regata de circunavegação nas docas de St Katharine em Londres, as tripulações vão percorrer 1.200 milhas náuticas através do Canal da Mancha. A frota de onze barcos de 70 pés, one design, que participa na Clipper Race atravessará o sempre imprevisível Golfo da Biscaia e vai descer a costa de Portugal, até à marina de Portimão no coração do Algarve, a primeira escala da Clipper Race 2019-20.

Ao contrário do que acontece noutras provas oceânicas, as tripulações dos Clipper 70 não são profissionais, fazendo desta regata única no mundo. O objectivo é permitir que qualquer apaixonado por vela e pelo mar possa participar numa prova desta dimensão. 

 

A bordo dos barcos estarão um skipper e um co-skipper, ambos profissionais. A restante tripulação será formada por quem tiver dinheiro, tempo e, acima de tudo, espírito aventureiro.
 

Portimão, conhecida como o último porto seguro tanto para o Mediterrâneo como para o Atlântico, é a Cidade Europeia do Desporto 2019. A sua moderna marina proporcionará a primeira escala para a tripulação da Clipper Race, oferecendo uma oportunidade de descanso e vai permitir recarregar as baterias antes de iniciar a primeira de seis travessias oceânicas - uma etapa de 5,200 milhas náuticas que vai ligar Hemisfério Norte ao Hemisfério Sul, que termina em Punta del Este, Uruguai.

 

O fundador e presidente da Clipper Race, Sir Robin Knox-Johnston disse: “Depois de meses de treino e preparação, as nossas tripulações da Clipper Race saem de Londres e vão ter uma etapa rápida e emocionante até Portimão - a melhor forma de começar a uma regata de volta ao mundo. Portimão é uma cidade linda e depois de uma primeira semana no mar, as equipas vão desfrutar das excelentes instalações da Marina de Portimão. A prova visita mais de 13 cidades em todo o mundo e Portimão, sendo a primeira, terá a oportunidade de definir o tom e o padrão para as próximas paragens. Não tenho dúvidas de que será uma paragem que vai ficar na memória dos tripulantes."

Marina Correia, Directora Geral de Portimão Marina, acrescenta:“ Depois de receber alguns dos circuitos náuticos mais importantes do mundo, como TP52 e WMRT, é altura de Portimão olhar para a vela oceânica e a Clipper Round the World Race é a competição certa, não só pela sua dimensão global, mas também por nos recordar as viagens épicas dos navegadores portugueses, a maioria deles, também pessoas comuns lideradas por velejadores profissionais.
A nossa Marina e as pessoas de Portimão vão acolher os tripulantes com a nossa forma única de cuidar e receber quem nos visita, e estamos muito honrados em receber este evento


Mais de 700 pessoas de 44 países participarão na Clipper 2019-20 Race - a décima segunda edição desta prova bienal. Durante onze meses, a tripulação, sob a liderança de um Skipper e um Mate, cruzará seis oceanos e será testada até o limite pela Mãe Natureza. O que torna o desafio ainda mais incrível, é o facto dos tripulantes não serem velejadores profissionais, com equipas formadas por médicos, donas de casa, advogados, engenheiros, enfermeiras, agricultores, administradores de empresas e instrutores de surf.
 

Fundada em 1996 por Sir Robin, que em abril deste ano comemorou 50 anos desde que se tornou a primeira pessoa a navegar em solitário, sem escalas e assistência ao redor do mundo, a Clipper Race é o único evento deste tipo para velejadores não profissionais.

 

As equipas da Clipper Race devem chegar a Portimão entre os dias 8 e 10 de setembro e Marina de Portimão será a sua base. A Marina, que fica em frente ao cenário deslumbrante do Forte de São João do Arade e da Fortaleza de Santa Catarina, é a porta de entrada para o Mediterrâneo. Em termos logísticos, oferece um dos melhores estaleiros entre Gibraltar e a Madeira, e é também o último ponto de escala para muitos barcos que se preparam para atravessar o Atlântico.

 

Em Portimão, as centenas de tripulantes e familiares da Clipper Race terão quatro dias para desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer. Isso inclui quilómetros de praias, excelente gastronomia - especialmente as famosas sardinhas assadas -, bons vinhos, surf, mergulho no impressionante museu subaquático e o BPM Festival. A uma curta distância de carro do centro da cidade, ficam alguns dos mais famosos campos de golfe do país e, claro, o Algarve Motosports Park - um circuito internacional que inclui uma pista de karting, parque tecnológico, hotel de cinco estrelas e um complexo desportivo. Os visitantes e adeptos da prova também poderão visitar museus e outros equipamentos culturais e participar em todas as actividades planeadas, como os Open Boat Tours e conversar com os homens e mulheres que participam na regata. A 15 de setembro a frota zarpa para o Uruguai.

 

As duas escalas em Portimão e Punta del Este compõem a etapa de abertura de 6.400 milhas náuticas, a primeira das oito etapas que compõem a viagem de circunavegação com 40.000 milhas náuticas. Do Uruguai, a frota segue pelo Atlântico Sul até a Cidade do Cabo, na África do Sul; depois seguem pelos mares do sul até Fremantle, na Austrália Ocidental; passam pelas Whitsundays na Austrália Oriental, de volta ao Hemisfério Norte, e rumam à China, onde as equipas têm um merecido descanso em Qingdao, via Sanya e Zhuhai; depois percorrem o Pacífico até à costa oeste dos EUA; através do famoso Canal do Panamá passam para a costa este dos EUA; e segue-se uma travessia do Atlântico antes de voltar ao Reino Unido no verão de 2020, já como veladores oceânicos comprovados.

 

 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:31:42

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...