18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mirpuri Foundation Racing Team participa na 4ª edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy

A Mirpuri Foundation Racing Team, que completou recentemente a The Ocean Race Sprint Cup 2023 regressa ao seu porto de origem em Cascais, para competir na regata Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2023.
 
Organizada conjuntamente com o Clube Naval de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, a regata sustentável foi criada em 2020 com o objetivo de angariar fundos para a conservação marinha e faz parte do pilar de iniciativas do programa de Conservação Marinha da Mirpuri Foundation.
 
Tendo conquistado o primeiro lugar em tempo real nas duas primeiras edições da regata e o primeiro lugar na classe VO65 em 2022, a equipa encontra-se entusiasmada para esta próxima edição.
A comandar o VO65 “Racing for the Planet” estará um novo skipper, o olímpico Diogo Cayolla, que liderá a equipa pela primeira vez, tendo já competido anteriormente como membro da tripulação na etapa 1 da The Ocean Race, entre Alicante e Cabo Verde.
 
A bordo estará também uma tripulação totalmente portuguesa, composta por veteranos altamente experientes, bem como por velejadores mais jovens que procuram desenvolver os seus já impressionantes currículos de vela profissional.
 
A atleta olímpica portuguesa, Mariana Lobato, é um rosto conhecido na equipa e competiu recentemente na The Ocean Race 2022-2023 na classe VO65 e IMOCA. A ela juntam-se mais duas velejadoras, Francisca Pinho e Matilde Pinheiro de Melo. As 3 velejadoras portuguesas fizeram parte da tripulação da Mirpuri Foundation Racing Team que participou na The Ocean Race 2022-23.
 
Outro membro da equipa da última edição da The Ocean Race é o velejador local de Cascais, Francisco Cai-Água, acompanhado por João Matos Rosa, que competiu anteriormente na Extreme Sailing Series, bem como na tripulação da Mirpuri Foundation Racing Team quando venceram o Cascais Vela em 2021.
 
Manuel Dantas, o elemento novo nesta equipa, traz consigo experiência na série ultracompetitiva TP52, bem como em muitas outras classes já conhecidas. 
 
Hélder Basílio e Nuno Dias completam a tripulação de nove pessoas. Ambos trabalharam previamente com a equipa ocupando a função de Shore Team nas campanhas The Ocean Race e The Ocean Race Europe e, juntos, têm experiência em velejar em várias classes.
 
O Presidente da Mirpuri Foundation, Paulo Mirpuri, comentou: “A Mirpuri Foundation Racing Team e o seu barco “Racing for the Planet” são sempre um espetáculo popular na regata e atraem atenções tanto da media como do público, o que ajuda muito na amplificação das campanhas de sustentablidade da Fundação e das mensagens de que o barco exibe.”
 
Na quarta edição do Mirpuri Foundation Sailing Trophy, as regatas começam na sexta-feira, 7 de julho, com o primeiro dia do Snipe Southern European Championship. Já para a Mirpuri Foundation Racing Team e as restantes classes, a competição só começará no sábado, 8 de julho.
 
Tripulação para o Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2023
Diogo Cayolla - Skipper
Mariana Lobato
Matilde Pinheiro de Melo
Francisco Cai-Água
Francisca Pinho
Manuel Dantas
Hélder Basílio
João Matos Rosa
Nuno Dias
 
O Velejador Olímpico Português Diogo Cayolla será o Skipper da Mirpuri Foundation Racing Team no Mirpuri Foundation Sailing Trophy 2023
 
Natural do Porto, Diogo traz para a equipa anos de experiência com um currículo repleto de troféus em regatas inshore e offshore. É considerado um dos velejadores de elite de Portugal e já competiu nos Jogos Olímpicos por três vezes.
 
Detém vários recordes offshore, incluindo o prestigiado Rolex Middle Sea Race monohull record e tem três Maxi Yacht Rolex Cups no seu nome.
 
O primeiro desafio de Diogo à frente da equipa que venceu a The Ocean Race Europe é a participação no Mirpuri Foundation Sailing Trophy, que se realizará em Cascais, no início de julho.
 
Diogo Cayolla disse, após o anúncio: “Estou ansioso por assumir esta posição ao comando do nosso VO65 “Racing for the Planet” e para participar no evento dos fundadores da nossa equipa. A Mirpuri Foundation Racing Team tem uma reputação competitiva e de sucesso, e anseio por tentar desenvolvê-la ainda mais.”
 
Sobre a Fundação Mirpuri
A Fundação Mirpuri é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Portugal pelo empresário e filantropo Paulo Mirpuri. Criada com o propósito de criar um mundo melhor para as gerações futuras, a Fundação tem vindo a estabelecer parcerias com governos, empresas, comunidades e indivíduos de modo a apoiar projetos específicos nas áreas da conservação marinha e da vida selvagem, cultura, responsabilidade social, investigação na área da medicina e na área aeroespacial. Transversal a tudo o que a Fundação Mirpuri faz está sempre o seu elevado compromisso de sustentabilidade, pondo em prática diversas iniciativas no sentido de contribuir para um mundo melhor.
 
Sobre o Mirpuri Foundation Sailing Trophy
Organizado em parceria com o Clube Naval de Cascais, o Mirpuri Foundation Sailing Trophy é um evento de destaque no calendário de vela de verão.
 
A sustentabilidade está no centro da regata e o evento sem plástico foi fundado com o intuito de aumentar a conscientização e angariar fundos para projetos de conservação marinha em todo o mundo. O evento celebra também a inovação e a criatividade da comunidade científica, com uma séria de iniciativas de sustentabilidade, incluindo o Mirpuri Foundation Ocean Award. Este prémio homenageia empresas ou indivíduos que apresentem um projeto que tenha um impacto benéfico na saúde dos nossos oceanos.
 
A regata de três dias é uma celebração dos oceanos e da vela que, devido à famosa brisa do Atlântico, oferece provas intensas em várias classes. A edições passadas contaram com quase uma centena de barcos, incluindo as classes IMOCA, VO65 e VO70.
 
A Baía de Cascais será o palco das regatas e terá barcos a competir em variadas classes como a NHC, ORC SB20, Finn e Optimists. Uma adição ao programa de 2023 será o Campeonato do Sul da Europa da Classe Snipe.
 
A Marina de Cascais já foi palco de inúmeros eventos de vela de alto nível incluindo o America’s Cup World Series, o World Match Racing Tour, o Audi MedCup e a The Ocean Race Europe. O Clube Naval de Cascais é uma instituição de vela portuguesa, fundada em 1938 e dirige a mais proeminente escola de vela do país, a Escola de Vela Mirpuri Foundation. Cascais é também a base da Mirpuri Foundation Racing Team, equipa vencedora da The Ocean Race Europe 2021.
 

Periodicidade Diária

sábado, 20 de julho de 2024 – 23:34:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...