Portuguesas viajam com o apuramento na mira

 

 

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por António Guerra, viaja amanhã para Rovinj, na Croácia, onde vai disputar, de 23 a 25 de Setembro, o 2.º Torneio da Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017.

A Croácia parte para esta competição intra muros invicta e com o rótulo de superfavorita ao apuramento directo para o EuroVolley, a realizar no Azerbaijão e Geórgia em 2017, depois de ter vencido os jogos com Eslováquia, Israel e Portugal sempre pela margem máxima.

Assim, com o 1.º lugar entregue à Croácia, fica tudo em aberto na luta pelo 2.º lugar, que dá acesso à 3.ª Ronda e à disputa de um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule F – composta por Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia, a disputar em Outubro próximo.

Juliana Antunes Rosas, capitã da turma das quinas, mostra-se realista mas igualmente confiante:
“Creio que a Croácia vai ficar no primeiro lugar do grupo, pois tem um nível de jogo completamente diferente do das outras equipas e já do nível de uma competição como o World Grand Prix [as croatas venceram o Grupo 3 do WGP em 2016].
Assim, e um bocadinho como o espelho do que se passou na Póvoa de Varzim [1.º torneio], se conseguirmos voltar a ganhar a Israel, creio que o segundo lugar, que dá a passagem à 3.ª ronda de qualificação, será decidido entre Portugal e a Eslováquia, no último dia de competição. E penso que é aí que temos de focar o nosso trabalho.
Não conseguimos vencer as eslovacas na Póvoa porque faltou consistência ao nosso jogo e tínhamos um conhecimento pouco profundo das nossas adversárias. Agora, depois de as enfrentarmos e estudarmos melhor, através de vídeos de outros jogos da Eslováquia, creio que estamos preparadas para continuarmos a bater-nos pelo apuramento para o Campeonato da Europa”.

No 1.º torneio, disputado no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim, Portugal venceu Israel (3-0: 25-15, 26-24 e 28-26) e perdeu com a Eslováquia (1-3: 19-25, 17-25, 25-23 e 21-25) e a Croácia (0-3: 15-25, 17-25 e 18-25).
Individualmente, Juliana rubricou 10 pontos (Israel), 8 pontos (Eslováquia) e 8 pontos (Croácia).

O Seleccionador Nacional António Guerra escolheu as seguintes 12 atletas: http://www.fpvoleibol.pt/noticias/2016/20160920-407_snf.html


A Poule D da 2.ª Ronda de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2017 disputa-se em dois torneios: o 1.º realiza-se na Póvoa de Varzim nos dias 16 a 18 de Setembro; o 2.º torneio está agendado para os dias 23, 24 e 25 de Setembro, na Croácia.
Quem vencer a Poule D garante o apuramento directo para a fase final; o 2.º classificado terá de disputar, na 3.ª Ronda, um playoff (casa e fora) com o 2.º classificado da Poule F – composta por Bielorrússia, República Checa, Grécia e Eslovénia, a disputar em Outubro de 2016.
A Final do Europeu 2017 será disputada no Azerbaijão e na Geórgia. Estão já qualificadas para a fase final as selecções do Azerbaijão e Geórgia (organizadores), Alemanha, Holanda, Rússia, Sérvia e Turquia.
 

Árbitros portugueses em acção

Igualmente presentes na 2.ª Ronda de Qualificação para o Europeu de Seniores vão estar os árbitros portugueses:

Hélio Ormonde (AV S. Miguel) – 2.º Torneio da Poule A de Masculinos, a disputar em Espanha, com a participação de Montenegro, Alemanha, Espanha e Suíça, de 23 a 25 de Setembro.
Nuno Teixeira (AV Braga) – 2.º Torneio da Poule E, a disputar na Holanda, com a participação de Turquia, Bielorrússia, Áustria e Holanda, de 23 a 25 de Setembro.

 

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...