A dupla n.º 1 da Escócia vai estar no nosso País de 4 a 9 de Fevereiro para estagiar com a dupla bicampeã nacional portuguesa, constituída por Beatriz Pinheiro e Inês Castro, que sob a orientação técnica do Seleccionador Nacional, Ricardo Rocha, continua a realizar os seus treinos no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, localizado em Cortegaça, freguesia do município de Ovar.
Kathryn «Katie» Barbour, de 28 anos, e Rachel Morrison, de 26, formam a dupla escocesa Voleibol de Praia de maior sucesso nos últimos anos e aquela que tem possibilitado uma maior visibilidade à Escócia, país que ainda não apresenta as condições ideais para a prática desta variante do Voleibol ao longo de todo o ano, sobretudo durante o rigoroso Inverno.
Vencedoras em 2023 do SCA Beach Volleyball, a final do circuito da Associação Zonal dos Pequenos Países (SCA), somando vitórias em todos os cinco jogos disputados em Perth, as jogadoras oriundas de Edimburgo – onde moram e treinam – vêem este estágio no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia da FPV, em Cortegaça, como a melhor forma de começarem em beleza uma época que, esperam, lhes traga ainda mais alegrias.
“Tivemos três anos de sucesso, sendo o 2023 o nosso melhor em termos de resultados, desde a vitória na competição da SCA, o 2.º lugar no ranking do Reino Unido, a afirmação como a dupla n.º 1 da Escócia, até à participação em três eventos do Circuito Mundial e na Taça das Nações”, salientam, adiantando:
“Apesar de tudo, estamos extremamente limitadas à luz do dia na Escócia durante o Inverno e está muito frio para treinar durante todo o ano, pelo que estamos ansiosas pela nossa primeira viagem em 2024 para dar continuidade aos preparativos da pré-temporada na areia.
Tivemos a sorte de entrar em contacto com o Ricardo Rocha, seleccionador das duplas femininas portuguesas, que gentilmente nos convidou para treinar e jogar com a sua dupla principal na ensolarada cidade do Porto.
Este estágio ajudar-nos-á a prepararmos atempadamente a temporada emocionante e exigente que temos pela frente, onde esperamos continuar a representar a Escócia em etapas do Beach Pro Tour, da SCA e na Taça das Nações, sempre com o objectivo final de competirmos nos Jogos da Commonwealth, em 2026”.
Treinar com a principal dupla lusitana trará muitas vantagens no caminho que trilham até aos Jogos da Commonwealth:
“Será óptimo podermos treinar com uma dupla e um treinador experientes e respeitados no Circuito Mundial. Esperamos ter muito volume de treino e conseguirmos criar rotinas para desenvolvermos ainda mais tudo o que conseguimos adquirir no ano passado no nosso processo de evolução. Também estamos ansiosas para aprender sobre o Voleibol de Praia sob uma perspectiva diferente daquela a que estamos habituadas e adquirir novos conhecimentos e técnicas que possamos adicionar ao nosso estilo de jogo. Esperamos também poder transmitir a nossa perspectiva de jogo a Portugal e proporcionar uma experiência de aprendizagem também às suas atletas. No fundo, o que esperamos é que seja uma situação vantajosa para todos”, justificam, revelando:
“Esperamos que um dia a Escócia consiga ter instalações indoor de Voleibol de Praia que nos permitam treinar e competir durante todo o ano – esse é o nosso grande sonho”.
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem do Campeonato de Veteranos 2022 e estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra, Paraguai ou Cabo Verde e etapas dos circuitos internacionais de Voleibol de Praia.
O CARVP, que é utilizado como base logística das selecções nacionais e dos treinos de observação inseridos no processo de captação e detecção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, continua a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.
Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Selecções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de Cortegaça.