18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Voleibol de Praia - Circuito Mundial

Beatriz Pinheiro e Inês Castro preparam-se para receber Katie Barbour/Rachel Morrison, a dupla n.º 1 da Escócia que vai estagiar no nosso País de 4 a 9 de Fevereiro.
Será o primeiro training camp das bicampeãs portuguesas realizado este ano, já que só agora Inês Castro conseguiu debelar uma incomodativa e duradoura lesão na região lombar.
 
As escocesas, que foram as vencedoras invictas do SCA Beach Volleyball, a final do circuito da Associação Zonal dos Pequenos Países (SCA), trarão ritmo e volume de jogo em doses ideais para as portuguesas começarem a preparar da melhor forma a (pré-)temporada. 
 
Ricardo Rocha, Seleccionador Nacional das duplas de femininos, acredita que o treino em conjunto será muito positivo e vem na altura certa, e salienta:
“Este é mais um estágio de preparação para a nossa época, sendo que é o primeiro sem condicionantes físicas de maior desde que recomeçámos os treinos, visto que a Inês finalmente recuperou, quase a 100 por cento, de uma lesão de longa duração na região lombar.
Estamos numa fase em que temos de aumentar o volume e aferir em que pontos teremos de enfatizar o nosso trabalho nos próximos meses e estes trainings camps ajudam muito nesse sentido.
Ainda falta algum tempo para as primeiras provas, mas já temos mais estágios em vista até ao início da nossa competição no Beach Pro Tour.
Quanto a este estágio em específico, vamos tentar evoluir ao longo da semana e consolidar o que temos trabalhado até aqui. Temos a certeza que vai ser uma semana muito positiva“.
 
Uma ideia que é partilhada por Bia e Inês:
“Estamos numa altura da pré-época em que precisamos de aumentar o volume e a oposição que esta dupla escocesa nos vai trazer faz com que tenhamos de aumentar o nosso nível de treino/jogo e assim evoluirmos com um bom ritmo durante a semana.
Aproveitamos para agradecer publicamente esta oportunidade ao Juca [Joaquim Carvalho], o nosso compatriota que iniciou os contactos para que este estágio se realizasse com extrema celeridade.”
 
Kathryn «Katie» Barbour, de 28 anos, e Rachel Morrison, de 26, que têm como grande objectivo a subida ao pódio nos Jogos da Commonwealth 2026 e são a dupla n.º 1 da Escócia, vão estagiar até 9 de Fevereiro com Beatriz Pinheiro/Inês Castro, dupla bicampeã nacional que sob a orientação técnica do Seleccionador Nacional, Ricardo Rocha, continua a realizar os seus treinos no Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol, localizado em Cortegaça, freguesia do município de Ovar.
 
O Centro de Alto Rendimento de Voleibol de Praia (CARVP) da Federação Portuguesa de Voleibol é uma instalação desportiva dotada das melhores condições para a prática do Voleibol de Praia que recebeu já as finais dos Campeonatos Nacionais de Voleibol de Praia de 2020 e 2021, bem do Campeonato de Veteranos 2022 e estágios das duplas de Israel, Venezuela, Inglaterra, Paraguai ou Cabo Verde e etapas dos circuitos internacionais de Voleibol de Praia.
 
O CARVP, que é utilizado como base logística das selecções nacionais e dos treinos de observação inseridos no processo de captação e detecção de talentos no Voleibol de Praia e na organização de provas nacionais e internacionais, continua a alargar a sua influência e, simultaneamente, a permitir a utilização das suas instalações por parte de outros interessados.
Deste modo, a FPV promove a realização de treinos abertos para captação de atletas com vista a municiar as Selecções Nacionais de Voleibol de Praia (atletas devidamente filiados na FPV) ao mesmo tempo que disponibiliza horários para treinos, abertos à comunidade em geral, no Pavilhão Gimnodesportivo de  Cortegaça.
BPT Elite16 em Espinho em Maio
 
De recordar que, entre 22 e 26 de Maio, o Beach Pro Tour Elite16 de Espinho vai trazer ao nosso País as melhores duplas mundiais de femininos e de masculinos de Voleibol de Praia, sendo em termos  cronológicos a quarta etapa* de mais importante do Calendário do Circuito Mundial de Voleibol de Praia 2024 – ano olímpico – da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
 
A competição Elite16 representa o nível mais alto das etapas do Beach Pro Tour (Circuito Mundial de Voleibol de Praia), sendo disputada pelas 16 melhores duplas por género do mundo, numa luta acesa por manter a sua posição dentro deste grupo de elite mundial.
 
O torneio é disputado em quatro grupos de quatro duplas cada, ao que se segue a fase eliminatória, ao longo de quatro dias, num total de 64 jogos.
Nos torneios BPT Elite16 tudo é organizado ao mais alto nível e nada é descurado, desde a produção televisiva de alto nível a uma área para os fãs digna de um festival ou concerto musical. 
 
Para além disso, nas etapas de nível Elite16 do Circuito Mundial de Voleibol de Praia a classificação entre os primeiros é recompensada com mais pontos – p.e., uma vitória no Futures dá 200 pontos FIVB a cada atleta da dupla vencedora (400 no total) e no Challenge vale 400 (800 para a dupla), enquanto a prova de Elite16 atribui 600 pontos a cada jogador da dupla vencedora (1.200 no total).
 
Desde 1995, data da primeira edição do Espinho Open, Portugal acolheu 25 provas de âmbito mundial (organizadas sob a égide da FIVB) e 6 de âmbito europeu (Confederação Europeia de Voleibol – CEV) em masculinos e 20 provas FIVB e 6 CEV em femininos.
 
Em termos globais, em 2023 a edição da etapa espinhense foi a 18.ª de masculinos e a 13.ª de femininos, mas a FPV organizou várias outras competições internacionais em Cortegaça, Porto, Macedo de Cavaleiros, Porto Santo (Madeira) e Esposende, esta última em 2001, onde a dupla portuguesa José Pedrosa/José Teixeira se sagrou campeã europeia de Sub-23.
 
Árbitros portugueses em acção no Voleibol de Praia
 
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge do Recife, no Brasil, de 20 a 24 de Março.
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema, no Brasil, de 27 a 31 de Março.
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 24 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de junho de 2024 – 22:49:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...