Na Plusliga, o principal campeonato da Polónia, o Bogdanka Luk Lublin, de Alexandre Ferreira, visitou o Slepsk Malow Suwalki, tendo regressado a casa com a terceira vitória consecutiva (3-1: 25-21, 25-15, 23-25 e 25-17) no bornal.
O capitão da Selecção Nacional contabilizou 22 pontos (17 ataques, 4 serviços e 1 bloco) e somou a sua terceira nomeação como MVP (Jogador Mais Valioso) do jogo. [Foto: PlusLiga]
No dia 24 de Fevereiro, o Lublin recebe o Warta Zawiercie (2.º), de Miguel Tavares Rodrigues, e no dia 2 de Março enfrenta nas meias-finais da Taça Polaca (Tauron Puchar Polski) o Jastrzebski Wegiel, finalista vencido nas últimas quatro edições da prova.
Por seu turno, o Aluron CMC Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, somou mais duas vitórias em duas competições distintas: apurou-se para as meias-finais da Taça Polaca (Tauron Puchar Polski) ao eliminar (3-1: 25-15, 24-26, 25-16 e 25-15) o CM Soleus Klub Sportowy Rudziniec, clube da 2. Liga, e triunfou (3-1: 25-18, 25-21, 19-25 e 25-19) na recepção ao Cuprum Lubin, reforçando a luta pelo primeiro lugar, já que continua a ocupar a vice-liderança, mas agora a apenas três pontos do Jastrzebski Wegiel, que sofreu uma inesperada derrota em casa (0-3) diante do Barkom Kazany Lwów, actual 11.º classificado.
Na Taça, o distribuidor da Selecção Nacional registou quatro pontos (2 blocos, 1 serviço e 1 ataque) e na Plusliga, frente à sua antiga equipa, voltou a mostrar a sua veia goleadora, tendo contabilizado 9 pontos (4 ataques, 2 serviços e 2 blocos).
No dia 24 de Fevereiro, o Zawiercie visita o Luk Lublin, de Alexandre Ferreira, e no dia 2 de Março enfrenta o Projekt Warszawa nas meias-finais da Tauron Puchar Polski.
Em França, o Saint-Nazaire VBA, de Lourenço Martins, recebeu e venceu (3-0: 25-23, 25-14 e 25-22) o Alterna Stade Poitevin Volley-Ball Pro (Poitiers), antiga equipa dos ex-internacionais Carlos Teixeira, André Lopes, Nuno Pinheiro e Éden Sequeira, e mantém-se na 5.ª posição classificativa na Liga Francesa (Marmara Spikeligue).
Na 22.ª jornada, agendada para o dia 24 de Fevereiro, a equipa do zona 4 da Selecção Nacional visita o Spacer’s Toulouse Volley, actualmente no 7.º lugar na Marmara Spikeligue.
Ainda em terras gaulesas, o Volley Club de Cambrai, de Guilherme Maia, que é actualmente o 5.º classificado na Ligue B, visita no dia 24 de Fevereiro o Saint-Quentin VB, que ocupa o 4.º posto, com apenas mais um ponto, pelo que a equipa do distribuidor lusitano terá, em caso de vitória, a oportunidade de subir na tabela classificativa.
A propósito deste jogo, entre localidades vizinhas, separadas por apenas 36 quilómetros, Gui, filho de outro distribuidor famoso, Miguel Maia, salientou, em declarações à Volei TV:
“O nosso próximo jogo é encarado como um derby. Devemos esperar equilíbrio, até porque são equipas que lutam pelos mesmos objectivos e estão muito próximas na classificação. Na primeira volta, nós ganhámos por 3-1, mas não sabemos o que esperar neste jogo, com resultado sempre indefinido, por isso vamos dar o nosso máximo para tentar ganhar novamente nesta segunda volta“.
Na 19.º jornada, o Cambrai recebeu e venceu o Reims Volley (9.º) por 3-1, enquanto o Saint-Quentin saiu vitorioso pela margem máxima (3-0) da recepção ao France Avenir 2024 (10.º).
Em Espanha, o Grupo Herce Soria (CDV Río Duero Soria), de Bruno Cunha, foi eliminado, algo surpreendentemente, nos quartos-de-final da XLIX Copa de SM el Rey, troféu que defendia, ao perder (0-3: 22-25, 22-25 e 20-25) com o Conectabalear CV Manacor. O oposto luso contabilizou 9 pontos, todos obtidos no ataque.
Na Superliga espanhola, onde continua a ocupar a vice-liderança, o Soria recebe na 19.ª jornada (24 de Fevereiro) o Volei Villena Petrer, 12.º e último classificado.
Em Itália, o Gas Sales Bluenergy Piacenza, de Bruno Dias, que só venceu um dos últimos cinco jogos disputados para a SuperLega Credem Banca, somou duas derrotas consecutivas: no recinto do Rana Verona (1-3: 22-25, 15-25, 25-20 e 21-25) e em casa (2-3: 23-25, 25-21, 21-25, 29-27 e 13-15) diante do Gioiella Prisma Taranto – antiga equipa dos ex-internacionais Valdir Sequeira, Nuno Pinheiro e Idner Martins – tendo caído para o 4.º lugar na SuperLega Credem Banca.
No segundo jogo, e apesar de ter sido pouco utilizado, o jovem distribuidor português somou dois pontos (1 ataque e 1 bloco).
Na Liga dos Campeões, o Piacenza vai enfrentar, nos quartos-de-final, o Jastrzebski Wegiel: no dia 21 de Fevereiro em Itália e no dia 28 de Fevereiro na Polónia.
Na Liga A2 A italiana – femininos, o CDA Volley Talmassons, de Júlia Kavalenka, perdeu (2-3: 25-20, 23-25, 25-21, 23-25 e 5-15) na recepção ao Omag-Mt San Giovanni In M.No (Marignano) e caiu para a 7.ª posição na tabela classificativa da Pool Promozione A2 Tigotà.
No dia 25 de Fevereiro, a equipa da oposta da Selecção Nacional visita o Ipag S.Lle Ramonda Montecchio (9.º).
Na Chéquia, o Kladno Volejabl cz, de José Neves, visitou e venceu (3-0: 25-12, 25-16 e 25-20) o Volejbal Brno, em jogo antecipado da 26.ª jornada da Extraliga, com o distribuidor português a rubricar dois blocos e a ocupar um lugar no Dream Team da jornada.
No dia 21 de Fevereiro, o Kladno, que ocupa, isolado, a vice-liderança da Extraliga, recebe o SKV Ústí nad Labem, 13.º e último classificado.
Na Liga Austríaca, o UVC Holding Graz, de José Jardim, recebeu o SK Zadruga Aich/Dob, de Miguel Sinfrónio. O 1.º jogo do Play-off do Campeonato (Meister-Play-off) terminou com a vitória (3-0: 25-20, 15 e 25-19) da equipa do central português.
Miguel Sinfrónio contabilizou 7 pontos (5 ataques e 2 blocos), enquanto o distribuidor lusitano somou um ponto no ataque.
As equipas voltam a encontrar-se no dia 2 e 3 de Março (se necessário), mas desta vez em Bleiburg, no recinto do Aich/Dob.
Atletas / técnicos que actuam no estrangeiro e/ou com *inscrição iniciada em 2023/2024:
Processo concluído
Bogdanka Luk Lublin (Polónia) – Alexandre Ferreira
Aluron Warta Zawiercie (Polónia) – Miguel Tavares Rodrigues
Saint-Nazaire VB Atlantique (França) – Lourenço Martins
Volley Club de Cambrai (França) – Guilherme Maia
Kladno Volejbal cz (Chéquia) – José Neves
CDV Río Duero Soria (Espanha) – Bruno Cunha
Volley 2001 Garlasco (Itália) – Gustavo Cavalcanti
CDA Volley Talmassons (Itália) – Júlia Kavalenka
You Energy Volley Piacenza (Itália) – Bruno Dias
SK Zadruga Aich/Dob (Áustria) – Miguel Sinfrónio
UVC Holding Graz (Áustria) – José Jardim
Pallavolo Azzurra Alessano – Aurispa Delcar Lecce (Itália) – José Pedro Monteiro
Foinikas Syros (Grécia) – José Pedro Gomes
ASD Treviglio Pallavolo (Itália) – Ana Rita Branco
KNRC Kaposvár (Hungria) – Marta Hurst
Union Sportive Laille (França) – Tiago Fernandes
Al Caudry Volley-Ball (França) – Joana Gonzalez
Al Caudry Volley-Ball (França) – Ana Matos
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – João Scheltinga
Volley Vernon St. Marcel (França) – Ecaterina Ursu
Union Sportive Wissous VB (França) – Joana Filipa Ferreira Lobo
Annecy Volley-Ball (França) – Ângelo Sarova Gomes
ES Charleroi Volley (Bélgica) – Beatriz Santos
LE Volleys (Alemanha) – Lorena Matilde Silveira
VBC Kaiserslautern (Alemanha) – Jéssica Soares
Southampton Volleyball Clube (Inglaterra) – Ema Sofia Carneiro
Darkstar Derbyshire (Inglaterra) – Marcelo Goulart
Dartford Volleyball Club (Inglaterra) – Mariana Cruz Santos
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Maria Lima Antunes
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Iara Amaral
Southampton Volleyball Club (Inglaterra) – Dina Grosu
Onyx Volleyball Club (Inglaterra) – João Alexandre Ribeiro Silva
IBB Polonia London Volleyball Club (Inglaterra) – João Alves
IKSU (Suécia) – Daniela Macedo Fangueiro
Traktor Basel Volley (Suíça) – Diogo Figueiredo
VB Echternach (Luxemburgo) – Daniel Dias Amorim
Birkirkara Volleyball Club (Malta) – Ashley Rose Fantazia
Treinadores:
Tours VB (França) – David Sousa
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – André Sá
Vandœuvre Nancy Volley-Ball (França) – João Scheltinga
Raiffeisen Volleya Obwalden NLB (Alemanha) – Filipe Carrasco Soares
Volleyball Franches-Montagnes (Suíça) – Eduardo Faustino
Cork Volleyball Academy (Irlanda) – António Barros
Árbitros portugueses em acção
Ricardo Ferreira
Trentino Itas (Itália) x Berlin Recycling Volleys (Alemanha), 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – masculinos, no dia 29 de Fevereiro.
Vencedor do Eczacibasi Dynavit Istanbul (Turquia) vs Savino Del Bene Scandicci (Itália) x VakifBank Istanbul (Turquia) x A. Carraro Imoco Conegliano (Itália), 1.ª mão das meias-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 19 de Março.
Vítor Gonçalves
VakifBank Istanbul (Turquia) x A. Carraro Imoco Conegliano (Itália), 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 29 de Março.
Raquel Portela
Viteos Neuchatel UC (Suíça) x Grot Budowlani Lodz (Polónia), 2.ª mão das meias-finais da Taça CEV – femininos, no dia 27 de Fevereiro.
Delegada Técnica Assistente de Voleibol nos Jogos 2024 da European University Sports Association (EUSA), a realizar nas cidades húngaras de Debrecen e Miskolc, de 7 a 17 de Julho.
Nuno Teixeira
Reale Mutua Fenera Chieri’76 (Itália) x Levallois Paris Saint-Cloud (França), 1.ª mão das meias-finais da Taça CEV – femininos, no dia 21 de Fevereiro.
Pedro Pinto
Allianz MTV Stuttgart (Alemanha) x Fenerbahce Opet Istanbul (Turquia), dos quartos-de-final da Liga dos Campeões – femininos, no dia 20 de Fevereiro.
Voleibol de Praia
José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
Rui Carvalho
Beach Pro Tour Challenge do Recife, no Brasil, de 20 a 24 de Março.
Beach Pro Tour Challenge de Saquarema, no Brasil, de 27 a 31 de Março.
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 24 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 24 de Maio.