European Silver League

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, venceu hoje Montenegro pela margem máxima (3-0 (25-23, 25-20 e 25-14), no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, e mantém incólume a hipótese de se qualificar para a final da European Silver League 2024.
Primeiro objectivo atingido – não ceder sets –, Portugal terá contudo de esperar que os seus concorrentes directos joguem no próximo torneio para saber se consegue a qualificação para a final, que será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de Junho.
 
De referir que, na European Golden League de masculinos, a Selecção Nacional, orientada por João José, conseguiu um triunfo importante (3-2: 25-23, 22-25, 16-25, 25-22 e 15-12) sobre a Roménia relativamente à qualificação para a Final 4. O próximo torneio disputa-se em território neutro – deveria ser na Ucrânia –, mais concretamente na Polónia.
 
A Selecção Nacional de Seniores Femininos terminou o Torneio 6 da European Silver League 2024 em primeiro lugar, seguido de Montenegro e da Islândia, que faz este ano a sua estreia histórica na Liga Europeia, mais concretamente na European Silver League, tanto em femininos como em  masculinos, ocupando neste momento a vice-liderança da classificação geral* da European Silver League 2024.
Este torneio ficou também marcado pelo acto simbólico da entrega da Bandeira da Ética, atribuída pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), à Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), antes do jogo que abriu a competição, na sexta-feira.
 
Em 2023, a Selecção Nacional de Seniores Femininos venceu o Montenegro e subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League, cuja Final 4 decorreu na cidade austríaca de Graz.  Em 2022, a Selecção Nacional foi 2.ª classificada ao perder com a Suécia na final, disputada na cidade sueca de Lund, depois de no ano anterior ter sido quarta classificada. Ver histórico da prova.
1.º Set
Portugal entrou bem (4-2), com pontos no ataque de Júlia Kavalenka e de Margarida Maia, mas Montenegro respondeu, também no bloco e no ataque, por intermédio de Mina Dragovic, e logrou igualar a contenda (4-4).
Um ataque de Joana Garcez e um amorti de Júlia Kavalenka distanciaram Portugal (13-9).
Um ataque de Júlia Kavalenka, após um rally demorado, fez vibrar o público (16-11)… mas as montenegrinas não acusaram o golpe e igualaram pouco depois, passando mesmo para a liderança (17-16).
Uma ataque da central Saska Djurovic manteve a liderança (19-18), mas Portugal tomou de assalto o comando com um ataque de Joana Garcez (23-20).
Novo assomo das montenegrinas, que no entanto quase deitavam tudo a perder ao desperdiçarem um serviço (24-22).
Coube a Alice Clemente selar o triunfo com um ataque que fixou o resultado do set em 25-23.
 
2.º Set
Os momentos iniciais voltaram a ser marcados pelo equilíbrio (4-4), mas Portugal conseguiu distanciar-se mais do que um ponto com um serviço de Mariana Garcez (7-5).
Com Alice Clemente no serviço e Margarida Maia no ataque, a equipa orientada por Hugo Silva encetou uma fuga (10-6). Novo ataque de Margarida Maia e a distância aumentou (13-8)… e mais uma acção ofensiva da mesma zona 4 a fazer o 16-10.
A central Amanda Cavalcanti manteve a diferença (18-12, 19-13). Sentindo o perigo, Montenegro pressionou no ataque e bloco e aproximou-se (19-16)…
Portugal reuniu a equipa e reagiu prontamente (22-17). Alice Clemente fez o 24.º ponto no ataque e pedia-se «só mais um». E Montenegro deve ter ouvido, porque desperdiçou o serviço, fixando o resultado em 25-20, favorável à turma das quinas.
 
3.º Set
O terceiro e decisivo set começou, como o anterior, sob o signo do equilíbrio (5-5).
Um serviço de Mariana Garcez (8-5) deu início à cavalgada pontual da equipa lusitana. Outro serviço, este de Alice Clemente, afastou mais ainda a Selecção Nacional (12-6).
Três blocos de Júlia Kavalenka/Jana Garcez catapultaram Portugal (16-8) rumo à vitória no set e no jogo, concretizada aos 25-14, com um ataque de Alice Clemente.
 
Júlia Kavalenka, com 15 pontos, e Alice Clemente, com 12, e a montenegrina Danijela Dzakovic, com 11 pontos, foram as melhores pontuadoras do jogo. 
 
No final, Hugo Silva salientou:
“Em condições normais, em função do que já conseguimos, com três vitórias por 3-0, e havendo um jogo equilibrado como se prevê que seja o da Finlândia com a Hungria, estaríamos já na final.
Esta equipa, pelo que trabalhou, merece estar em mais uma final, mas esta em particular por ser uma equipa muito jovem, com jogadoras que estão a jogar na selecção sénior pela primeira vez e isso seria um prémio mais do que justo.
Foram capazes de combater uma equipa muito experiente, como é Montenegro, à nossa frente no ranking, o que valoriza ainda mais esta vitória. Foi muito positivo e espero que traga confiança, pois podemos crescer ainda mais e fazer evoluir o nosso jogo“.
 
A European Silver League 2024 arrancou com apenas 9 participantes, depois da desistência da Bósnia-Herzegovina, sendo que neste momento há apenas três selecções invictas e uma delas, que também lidera a classificação geral*, é precisamente a de Montenegro, um dos próximos adversários das portuguesas.
Em Podgorica, a selecção montenegrina venceu as Ilhas Faroé por 3-0 e a Geórgia por 3-1.
 
A competição assume dupla importância dado que, nesta altura, as selecções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu 2026, cujo arranque será dado no final do Verão de 2024.
 
Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, a Selecção Nacional de Seniores Femininos vai defrontar as suas congéneres de Espanha e Geórgia.
Inserida na Pool E na Qualificação, a Selecção orientada por Hugo Silva começa por visitar a Geórgia (17 de Agosto de 2024), recebendo depois a Espanha (25 de Agosto de 2024). Depois, visita a Espanha (6 de Agosto de 2025) e recebe a Geórgia (a 9 ou 10 de Agosto de 2025).
Os vencedores das pools e os cinco melhores classificados qualificam-se para a fase final, que será disputada em quatro países: Turquia, Chéquia, Suécia e Azerbaijão.
Toda a informação sobre a Silver League em https://fpvoleibol.pt/silverleague2024/
 
AS 14 CONVOCADAS
 
DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (Leixões SC) / Mariana Garcez (SL Benfica)
 
LIBEROS
Raquel Silva (Vitória SC) / Matilde Calado Rodrigues (PV/Col. Efanor)
 
OPOSTAS
Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA) / Maria Reis Lopes (FC Porto)
 
ZONAS 4
Ana Rui Monteiro (FC Porto) / Alice Clemente (SL Benfica) / Margarida Maia (Vitória SC) / Marisa Pardal (SL Benfica)
 
CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP) / Joana Garcez (SL Benfica) / Kátia Oliveira (Clube K) / Raissa Cassamá (Vitória SC)
 
Equipa Técnica
 
Team Manager – Arnaldo Rocha
Treinador Principal – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Tr. Adjunto – João Campos
Fisioterapeuta – Márcia Santos
 
A COMPETIÇÃO
 
A Selecção Nacional de Seniores Femininos estreou-se na European Silver League (ESL) no Torneio 2, sediado no Hakametsa Arena, na cidade finlandesa de Tampere, frente ao Luxemburgo (3-0) e à Finlândia (1-3), enquanto as luxemburguesas e as finlandesas mediram forças no dia 16 de Maio (0-3).
 
Torneio 2 (Tampere)
 
16.05.2024
18h30 locais – Luxemburgo x Finlândia, 0-3
 
17.05.2024
16h30 locais – PORTUGAL x Luxemburgo, 3-0
 
18.05.2024
15h00 locais – Finlândia x PORTUGAL, 3-1
 
No Torneio 6, agendado para 24 a 26 de Maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, Portugal acolhe a Islândia na sexta-feira e Montenegro no domingo, enquanto as islandesas e as montenegrinas se defrontam no sábado.
 
Torneio 6 (Santo Tirso)
 
24.05.2024
21h00 – Islândia x PORTUGAL, 0-3
 
25.05.2024
21h00 – Montenegro x Islândia, 3-1
 
26.05.2024
21h00 – PORTUGAL x Montenegro, 3-0
 
*NOTA: O Torneio 9 da fase preliminar deveria ser disputado de 31 de Maio a 2 de Junho na Bósnia-Herzegovina – com a participação de Portugal e de Montenegro –, mas não se irá realizar devido à desistência das bósnias, que são assim sancionadas com derrotas nos jogos da European Silver League 2024.
Em comunicado, a Confederação Europeia de Voleibol (CEV) informou que a Bósnia e Herzegovina (BIH) não participará na European Silver League 2024.
Considerando a desistência de última hora e “tal como aplicado em casos semelhantes no passado“, a CEV não alterará o calendário de competição confirmado.
Deste modo, todos jogos da Bósnia e Herzegovina serão contados como desistência e derrotas por 3-0 (25-0, 25-0 e 25-0).
Portugal e Montenegro disputarão apenas 5 jogos no total, em vez de 6, a contar para a classificação final.
Para as selecções com 6 jogos disputados, o resultado registado frente ao pior classificado não contará para a classificação final.
 
A Final será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de Junho e o vencedor irá competir em 2025 na European Golden League.
 
Prémios a atribuir na Final Four
Vencedora: 40.000 euros.
2.ª Classificada: 25.000 euros.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...