Página de ouro no Voleibol feminino

Era o jogo do «tudo ou nada» depois da derrota em Santo Tirso, mas a jovem a Selecção Nacional de Seniores Femininos não se atemorizou e, com uma exibição épica, matou dois coelhos de uma só cajadada: apurou-se para a European Golden League de 2025 e rubricou a primeira vitória no seu historial internacional. A Silver League 2024 ficará para sempre na memória dos portugueses…
 
A Finlândia tinha conseguiu uma importante vitória (3-0: 25-17, 25-21 e 25-11) no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, no primeiro jogo da Final da European Silver League 2024. e tudo parecia indicar que, hoje, a vitória não lhe ia fugir, sobretudo a jogar perante o seu público e a começar o jogo a vencer o primeiro set…
Contudo, os mais de 3.000 adeptos finlandeses haveriam de sofrer um duro revés, com a vitória da selecção orientada por Hugo Silva por 3-1 (21-25, 25-22, 25-23 e 26-24), seguida do triunfo por 23-21 (!) no Golden Set.
 
Depois de ceder o primeiro set por 21-25, Portugal teve vários momentos-chave neste segundo jogo da final da Silver League:
. O segundo set, selado com dois pontos de Alice Clemente no ataque (25-22), mostrou até onde a Selecção Nacional poderia ir, se tivesse sempre confiança e consistência.
. No quarto set, a perder por 21-24, Portugal igualou e chegou ao triunfo por 26-24.
. No Golden Set, Portugal esteve sempre atrás no marcador, mas acabou por igualar aos 14 pontos, iniciando a reviravolta no marcador.
 
Alice Clemente, com 21 pontos, e Amanda Cavalcanti, com 18 (com uns impressionantes 64% de eficácia no ataque), foram as melhores pontuadoras do jogo, enquanto Ada Aronen, com 18 pontos, foi a finlandesa mais concretizadora. 
 
No final, o Seleccionador Hugo Silva salientou:
“Incrível o que estas miúdas são capazes de fazer! Traídas pela imaturidade no primeiro jogo, mas valentes por todo o seu potencial neste segundo jogo da final!
Estas são as melhores atletas portuguesas dos últimos anos e acredito que, com elas, podemos ir cada vez mais longe.
Espero que seja o início de uma mudança de mentalidade para o Voleibol feminino e perceberem que, trabalhando muito nos clubes e orgulharem-se de representar a nossa Selecção, podem deixar uma marca importante na nossa modalidade e na própria carreira de cada uma.
Parabéns aos clubes que trabalharam tão bem a cultura desportiva destas jovens e que as mesmas sejam um exemplo para todas as atletas do Voleibol feminino“.
Portugal, como vencedor da Silver League 2024, disputará a European Golden League em 2025.
 
Foi a quarta vez consecutiva em que Portugal disputou a fase decisiva (Final 4 ou Final) da European Silver League, desde que esta competição foi criada, em 2018.
 
Em 2023, a Selecção Nacional de Seniores Femininos venceu o Montenegro e subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League, cuja Final 4 decorreu na cidade austríaca de Graz. Em 2022, a Selecção Nacional foi 2.ª classificada ao perder com a Suécia na final, disputada na cidade sueca de Lund, depois de no ano anterior ter sido quarta classificada. Ver histórico da prova.
Toda a informação sobre a Silver League em https://fpvoleibol.pt/silverleague2024/
 
AS 14 CONVOCADAS
DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (Leixões SC) / Mariana Garcez (SL Benfica)
LIBEROS
Raquel Silva (Vitória SC) / Matilde Calado Rodrigues (PV/Col. Efanor)
OPOSTAS
Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA) / Maria Reis Lopes (FC Porto)
ZONAS 4
Ana Rui Monteiro (FC Porto) / Alice Clemente (SL Benfica) / Margarida Maia (Vitória SC) / Marisa Pardal (SL Benfica)
CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP) / Joana Garcez (SL Benfica) / Kátia Oliveira (Clube K) / Raissa Cassamá (Vitória SC)
Equipa Técnica
Team Manager – Arnaldo Rocha
Treinador Principal – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Tr. Adjunto – João Campos
Fisioterapeuta – Márcia Santos
 
Prémios a atribuir na Final 
Vencedora: 40.000 euros.
2.ª Classificada: 25.000 euros.
 
A competição assume dupla importância dado que, nesta altura, as selecções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu 2026, cujo arranque será dado no final do Verão de 2024.
 
Na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, a Selecção Nacional de Seniores Femininos vai defrontar as suas congéneres de Espanha e Geórgia.
Inserida na Pool E na Qualificação, a Selecção orientada por Hugo Silva começa por visitar a Geórgia (17 de Agosto de 2024), recebendo depois a Espanha (25 de Agosto de 2024). Depois, visita a Espanha (6 de Agosto de 2025) e recebe a Geórgia (a 9 ou 10 de Agosto de 2025).
Os vencedores das pools e os cinco melhores classificados qualificam-se para a fase final, que será disputada em quatro países: Turquia, Chéquia, Suécia e Azerbaijão.
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...