«Leoas» erguem 4º troféu da Taça de Portugal

A equipa do Sporting Clube de Portugal venceu (3-0: 25-13, 25-21 e 29-27) o Vitória SC e ergueu o seu quarto troféu da Taça de Portugal, cuja 53.ª edição de femininos terminou hoje na Nave Costa Pereira do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos – Cidade Europeia do Desporto 2025 –, organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM).
Uma excelente forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher, com um espectáculo da modalidade que é líder do desporto nacional no feminino.
 
Amanhã, pelas 17h00 e igualmente no CDC Matosinhos, será a vez da final da 60.ª edição da Taça de Portugal – masculinos, que opõe as equipas do Leixões SC/Mercainox e do SL Benfica e que, como todos os jogos das duas finais 4, será transmitido em directo pela Sport TV.
 
Vitória SC x Sporting CP, 0-3 (13-25, 21-25 e 27-29)
 
1.º Set
Dois pontos, no ataque e serviço, da central montenegrina Saska Durovic deram a liderança no marcador (3-2) à equipa leonina… e dois pontos, no ataque e serviço, de Bárbara Gomes a igualdade (6-6) para as conquistadoras.
A partir daí tudo mudou. O Sporting voltou a tomar em mãos as rédeas do jogo, dilatou a diferença com ataques de Leslie Tagle (10-6) e de Saska Durovic (13-8).
Pouco depois, e com o Video Check a confirmar, o Sporting aumentava para sete os pontos de diferença (15-8).
O Vitória procurou reagir, por intermédio de Raíssa Cassamá (13-18), mas o Sporting exalava confiança em todos os fundamentos do jogo e foi sem surpresa que selou o triunfo no set com o resultado de 25-13, com dois pontos de Leslie Tagle no ataque e… um ataque falhado pelas vimaranenses.
 
2.º Set
O Sporting desfez uma situação de igualdade com um ataque de Amanda Cavalcanti e um serviço directo de Jéssica Miranda (6-4), mas Bárbara Gomes respondeu à altura e igualou novamente a contenda (7-7).
Adivinhava-se um set bem mais equilibrado do que o primeiro…
Talvez a pensar nisso, o Sporting tratou de amealhar uma vantagem que mais tarde lhe pudesse vir a ser útil (12-7).
Um bloco de Jéssica Miranda, até então a jogadora mais concretizadora a par de Saska Durovic, aumentou a distância (15-8), que pouco depois chegou aos 10 pontos (18-8)… e o fantasma do set anterior começou a pairar sobre as hostes vimaranenses.
Coube a Aliaa Helal estancar a hemorragia pontual (9-19), mas era já demasiado tarde e a reacção vitoriana (17-21, com um bloco e um ataque da egípcia Zeina Elalamy) acabou por pecar por tardia.
Jéssica Miranda, com um ataque de segunda linha, e Leslie Tagle, também com um ataque, sossegaram enfim as hostes leoninas: 25-21.
 
3.º Set
Excelente entrada do Vitória SC (5-2) e boa reacção do Sporting CP (6-7). A exibição de Zeina Elalamy no ataque era quase perfeita e a equipa orientada por Diogo Boto foi somando pontos atrás de pontos (13-8).
Contudo, a partir desse momento só a equipa lisboeta somou pontos, colando-se ao adversário com um ataque da inevitável Jéssica Miranda e passando para a liderança com um serviço de Leslie Tagle (15-14).
O Vitória respondeu, com Thaynara Nunes a elevar a sua equipa à liderança (17-16).
Um serviço directo de Irene Verásio e um bloco de Amanda Cavalcanti impulsionaram a equipa leonina (22-19).
Um bloco de Ozge Kinasts deu o 23-20 às leoas de Alvalade.
Um ataque de Bárbara Gomes e um ataque para fora das sportinguistas tornava tudo mais incerto quanto ao vencedor (23-22).
O 24-24 com confirmação do Video Check aumentou ainda mais o suspense… que só terminou com um bloco de Sara Dias Silva: 29-27.
 
A sportinguista Jéssica Miranda, com 18 pontos, e a vitoriana Thaynara Nunes, com 15, foram as melhores pontuadoras de, respectivamente, Sporting CP e Vitória SC. 
 
Rui Pedro Silva, Treinador do Sporting CP, conquistou a sua primeira Taça de Portugal no feminino:
“Tenho um orgulho enorme em representar este clube. Nunca imaginei ser profissional ao 54 anos, sou professor de Educação Física, no Norte, onde há muitos projectos de Voleibol que complementamos, e colocaram-me um desafio enorme num clube muito profissional.
Sinto-me muito satisfeito, realizado e orgulhoso de toda a estrutura, das leoas, do staff, de todos os adeptos, de todas as modalidades que ao longo destes dias manifestaram o seu apoio a esta equipa, a todos os familiares, que nos acompanharam e sofreram por nós. É um orgulho enorme representar esta equipa e este clube.
Sofremos no terceiro set porque o Vitória é uma equipa muito combativa, guerreira e isso até tornou mais saboroso o nosso triunfo, arrancado a ferros no terceiro set, depois de dois sets muito bem conseguidos.”
 
Diogo Boto, Treinador do Vitória SC:
“Mais uma vez, e à semelhança do que aconteceu ontem, mostrámos uma equipa solidária, a defender e a entrar em transições, a tentar sempre não deixar cair o jogo, e por isso sinto-me orgulhoso pelo grupo e por aquilo que trabalharam e foram acreditando ao longo deste jogo e ao longo de toda a época.
O terceiro set podia ter dado mais? Sim, mas ela foram tentando algo mais ao longo de todo o jogo. O Sporting tem um grupo de trabalho muito bem organizado e o resultado disso é visível no campeonato nacional. Nós já fomos capazes de vencer sets aos Sporting, já fomos capazes de discutir jogos com o Sporting, mas hoje o Sporting foi competente, nós podíamos ter colocado mais agressividade no serviço e no ataque, para lhe criar dificuldades, não o conseguimos, mas conseguimos por outro lado nunca dar o jogo por perdido“.
 
Os prémios foram entregues por Vicente Araújo, Presidente da FPV, Nuno Matos, Vereador do Desporto da Câmara de Matosinhos, e Henrique Calisto, administrador da Matosinhos Sport.
Final 4 da Taça
de Portugal – femininos
 
7.03.2025
18h00 – Vitória SC x Clube Kairós, 3-1
Árbitros: 1.º Vítor Gonçalves (AVP) e 2.ª Sofia Costa (AVL)
 
21h00 – Sporting CP x GC Vilacondense, 3-0
Árbitros: 1.ª Susana Rodrigues (AVB) e 2.ª Filipa Araújo (AVB)
 
8.03.2025
21h00 – Vitória SC x Sporting CP, 0-3
Árbitros: 1.º José Caramez (AVP) e 2.º Miguel Correia (AVB)
 
A Final Four da Taça de Portugal de seniores femininos realiza-se nos dias 7 e 8 de Março no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, sendo todos os jogos transmitidos em directo pela Sport TV.
 
Na época passada, as Finais 4 da Taça de Portugal de masculinos e de femininos foram disputadas em simultâneo e tendo por palco Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023.
No dia 23 de Março de 2024, a equipa de seniores femininos do SL Benfica ergueu o troféu da Taça de Portugal pela terceira vez – e superou um período de jejum na competição que já levava 50 anos – ao vencer, por 3-2 (25-22, 25-18, 21-25, 13-25 e 15-12), o PV 2014/Colégio Efanor na 52.ª edição da prova-rainha do Voleibol nacional, disputada num lotado, de pessoas e entusiasmo, Centro Cultural de Viana do Castelo.
Nas meias-finais, as águias da Luz venceram (3-1) o Vitória Sport Clube e o PV 2014/C. Efanor derrotou (3-0) o Sporting CP.
 
O Leixões SC é o clube com mais troféus em femininos, dez, mais dois que o Castêlo da Maia GC.
Vencedores das 53 edições: Leixões SC (10); Castêlo da Maia GC (8); Boavista FC (7); Sporting CP, CD Ribeirense e CA Trofa (4); Atlético CP e SL Benfica (3); Porto Vólei, AVC Famalicão e AJM/FC Porto (2), Rosário Vólei, CS Madeira, CDUP e CR Estrelas da Avenida (1).
 
Final 4 da Taça
de Portugal – masculinos
 
8.03.2025
15h00 – Castêlo da Maia GC x Leixões SC/Mercainox
Árbitros: 1.º Ricardo Ferreira (AVP) e 2.º Luís Meireles (AVP)
18h00 – Ala Nun’Álvares Gondomar x SL Benfica
Árbitros: 1.º Nuno Teixeira (AVB) e 2.º Rui Oliveira (AVB)
9.03.2025
17h00 – Final: Leixões SC x SL Benfica
Árbitros: 1.º Sofia Costa (AVL) e 2.º Rui Carvalho (AVP)
 
 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...