18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mundial de RS:X - João Rodrigues em 11º na primeira final

João Rodrigues chega ao 11º lugar na classificação geral depois da primeira final do Campeonato do Mundo de RS:X que está a decorrer em Búzios - Brasil até ao próximo dia 6 de Março.
 
O velejador madeirense tem tido uma prestação ascendente em cada regata discutida, subindo sempre de lugar na classificação geral. O primeiro dia foi o mais difícil para o atleta português: “No primeiro dia, tivemos condições de vento fraco, oscilando entre os 5 e os 8 nós, com alguma chuva à mistura. Apesar de ter largado bem nas duas regatas que fizemos, cometi muitos erros durante as regatas, erros esses que não consegui esconder, fruto de não estar particularmente rápido nessas condições. Terminei esse dia em 30 da geral e consideravelmente desiludido com a minha performance.”

O segundo dia apresentou melhores condições para velejar, o que proporcionou ao atleta luso uma subida significativa na tabela - de 30º a 13º lugar: “Felizmente o segundo dia já nos presenteou com algum vento, começando timidamente pelos dez nós, mas subindo gradualmente ao longo do dia. Na última regata já podemos velejar com uns bons 15 nós. Tirei uns bons resultados, nomeadamente um 8, um 7 e um 4. Tal permitiu-me subir 17 posições e entrar na final - reservada aos primeiros 30 velejadores, num já mais aceitável 13 posto.”

No terceiro dia da competição, Búzios ofereceu condições perfeitas para o desenrolar da primeira fase final do Mundial. João Rodrigues voltou a subir, conseguindo o 11º lugar: “Tivemos o melhor que Búzios tem para oferecer: 15 a 20 nós, céu azul, mar lindo e calor! Fizemos mais três regatas e confesso que já há algum tempo não velejava tão bem nestas condições. Tirei um 8, um 3 e finalizei com um 11. Foi mesmo uma bonita sensação poder competir a este nível, com este vento e à velocidade que conseguimos velejar.”

Durante o dia de hoje vai ser discutida a segunda fase final, onde só passam os 10 primeiros velejadores para a Frota de Ouro. Neste momento, João Rodrigues (11º) está empatado com o espanhol Ivan Pastor (10º).  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 08:59:18

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...