18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeonato da Europa RS:X 2012: Longa espera do vento altera líder masculino

Sábado foram cumpridas mais três regatas com ventos moderados a soprar de Leste, um percurso que não foi fácil mas que agradou muito aos velejadores fazendo no entanto algumas alterações no podium.

O velejador polaco Przemyslaw foi o vencedor do dia: “Foram boas regatas mas o vento não foi fácil, por vezes saltava um pouco, não nos podíamos distrair. Estou muito contente com este resultado principalmente porque aqui estão os melhores do mundo, são muito fortes como o Bimba e o João além do grego, conhecemos bem os nossos andamentos e por isso estou muito satisfeito”.

Quem continua a liderar no feminino é a velejadora espanhola Marina Alabau que conseguiu ontem dois primeiros lugares e um sexto. “Foi um dia difícil, as adversárias também são muito fortes e o vento estava puxado”, diz.

João Rodrigues desceu ontem para a décima primeira posição depois de um dia que não correu da melhor maneira. “Não foi um dia fácil, quero agradecer o apoio que tive à chegada com tanta gente a receber-me no pontão. Santos da casa não fazem milagres e todas as opções que tomei hoje foram erradas. Não consegui o andamento que queria apesar da boa largada da primeira regata. Gosto destas condições não esperava era andar tão pouco. O dia de descanso vem numa boa altura para repor forças”, explicou o velejador madeirense que foi recebido com um grande aplauso em terra.

A manhã começou com a subida ao podium dos velejadores vencedores do dia anterior. Na classe RS:X este reconhecimento é sempre feito no dia seguinte antes de os concorrentes saírem para o mar. Depois seguiram-se algumas horas de espera em terra pelo vento que teimava em não chegar, altura para conversas com os vencedores e com as entidades locais:

Marina Alabau, velejadora espanhola, vencedora do primeiro dia de competição:

Foi um dia muito bom. Consegui fazer três boas regatas, estou no bom caminho. Esta prova é a que define se vou ou não aos jogos olímpicos de Londres. Gostava de ter todo o tipo de condições de vento para ver os meus andamentos nesta semana de competição. Acredito que vai ser um bom campeonato

Nimrod Mashiah, velejador israelita, vencedor das duas primeiras regatas:

Estou muito satisfeito com o facto de ontem ter sido vencedor. No entanto vai ser uma longa semana, com certeza com todo o tipo de ventos. A Madeira é fantástica, o clima, as pessoas e o mar. Vamos ver como consigo velejar com outro tipo de ventos

Jaime Freitas, Secretário Regional de Educação e Desporto:

As minhas primeiras palavras vão para esta fantástica equipa que conseguiu pôr de pé o europeu com tanto profissionalismo. Fomos acompanhando todo o processo, demos o apoio possível, com as limitações que todos sabem que temos mas valeu a pena. Saliento ainda o facto de podermos contar com a presença do velejador João Rodrigues que é um exemplo do desporto nacional e internacional não só pelos lugares que tem ocupado com os bons resultados que conquista mas também como homem

Pedro Calado, Vice-Presidente da Câmara do Funchal:

Para a Madeira é muito bom poder contar com tanatos velejadores neste europeu. Temos a melhor infraestrutura de todas - o mar que permite fazer provas com todo o tipo de ventos. Depois em terra temos felizmente muitas estruturas que foram feitas ao longo dos últimos 30 anos com os dinheiros da comunidade europeia e que permitem receber estas provas internacionais. Não nos podemos esquecer que estão aqui 79 velejadores em representação de 28 países. Temos alguns dos melhores atletas do mundo em competição e além dos espetáculo que dão, não nos podemos esquecer que são seguidos pela comunicação social de todo o mundo. A Madeira está neste momento em destaque nas televisões de 28 países o que é uma boa divulgação da nossa ilha e dos nossos produtos. Depois não nos podemos esquecer que temos nesta competição o João Rodrigues um atleta que serve ao mais alto nível de exemplo para as camadas mais jovens. O João é um exemplo de vida para todos

Nimrod Mashiah (ISR21) perdeu ontem a liderança masculina mas Marina Neira Alabau (ESP5) continua a vestir de amarelo

Este domingo é dia de descanso, os velejadores e equipa de terra vão aproveitar para reparar material e para fazer uma visita à ilha organizada pelo Clube Naval do Funchal.

  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:28:14

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...