18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Xadrez presencial de regresso com o Nacional da 1ª Divisão

 

 

Após a paragem forçada devido à pandemia do coronavírus, o xadrez presencial federado está de regresso e logo com uma das mais emblemáticas competições portuguesas, o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

 

O torneio, no qual dez equipas vão lutar pelo título nacional, decorrerá no Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, em Penafiel, entre os dias 22 e 28 de agosto, e marca a retoma competitiva, num calendário que teve de ser reduzido, mas ainda a tempo de salvaguardar a realização das principais provas.

 

Quatro dezenas de jogadores estarão em ação no moderno pavilhão de Rio de Moinhos, escolhido numa parceria entre a Câmara Municipal de Penafiel e a Federação Portuguesa de Xadrez para garantir todas as condições de higiene e segurança, no âmbito das medidas de prevenção da Covid-19.

 

Aliás, o plano de contingência elaborado pela FPX para o torneio foi aprovado pela Direção Geral de Saúde, através da Unidade de Saúde Pública ACES Tâmega II – Vale do Sousa Sul.

 

A equipa da A.Xat de Montemor-o-Novo defende o título brilhantemente conquistado na época passada e, pela formação apresentada, tem todas as condições para defender a coroa, mas a concorrência é forte e virá sobretudo dos poderosos conjuntos do Grupo Desportivo Dias Ferreira e da Academia de Xadrez de Gaia, nos quais pontificam grande mestres de qualidade.

 

Completam o quadro competitivo deste Nacional da 1.ª Divisão as equipas da Assembleia Figueirense, Amadora Xadrez, Grupo de Xadrez do Porto, Profigaia, CX Montemor-o-Velho, Santoantoniense e O Amanhã da Criança.

 

Esta última formação, oitava classificada na prova da época passada, foi repescada para participar no Nacional 2019/2020 devido à renúncia da Associação de Xadrez de Portugal.

 

A primeira jornada do Nacional da 1.ª Divisão joga-se a partir das 15 horas de 22 de agosto.

 

Como não será permitida a entrada de público no pavilhão – em cujo espaço só poderão estar os jogadores, dois árbitros e dois elementos da organização -, ganha força a possibilidade de acompanhamento das partidas online, através do site da FPX e das principais plataformas de transmissão de partidas, como a Chess24, a Follow Chess, a Chess.com e a Chess Bomb.

 

A FPX espera ainda implementar a colocação de câmaras para acompanhamento de duas partidas via streaming, como aliás já sucedeu no Portugal Open, em fevereiro.

 

Nacional da 1.ª Divisão – Calendário:

 

1.ª jornada – 22 agosto, 15 horas.

2.ª jornada – 23 de agosto, 14 horas.

3.ª jornada – 23 de agosto, 20.30 horas.

4.ª jornada – 24 de agosto, 15 horas.

5.ª jornada – 25 de agosto, 14 horas.

6.ª jornada – 25 de agosto, 20.30 horas.

7.ª jornada – 26 de agosto, 15 horas.

8.ª jornada – 27 de agosto, 15 horas.

9.ª jornada – 28 de agosto, 14 horas. 

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:28:46

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...