>
O ciclismo todo-o-terreno, mais conhecido por “BTT” tem no “Troféu Norte Alentejano” a sua grande referência, quer pela longevidade, qualidade, e por ser ainda o grande aglutinador da larga maioria de praticantes do Centro/Sul de Portugal. Daí que o S.U.Colarense também aposte nesta competição, e quem em 2015 foi 5.º classificado na pontuação colectiva.
Todavia, a grande aposta em termos individuais, do seu treinador, Carlos Sousa, é o Campeonato Nacional XCO, e que este ano tem o Jamor (Cruz Quebrada) como palco.
«O facto de estarmos a correr perto de casa dá-nos muito ânimo e por isso queremos aproveitar a prova mais importante do calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo para lançar os nossos corredores na luta pelos lugares do pódio, e quiçá, pelo título nacional» afiança Carlos Sousa que destaca os nomes de Diogo Lopes (3.º nos juniores, em 2015), e Ana Rita Inácio, 4.ª classificada nas sub 23. Do plantel de 16 corredores, espera-se ainda que Rafael Oliveira, Nuno Silvestre, Fábio Filipe, e Fernando Martins que entraram no “top 10” da época passada possam emergir ainda mais no decorrer da nova época que tem o seu início marcado para Viana do Castelo (13 de Março) com a realização da 1.ª etapa da “Taça XCO Cycling”.
Ana Rita Inácio: «Vamos ver se consigo andar na roda das candidatas»
Estudante do curso de Ciências de Nutrição (2.º Ano) na Universidade Atlântica, em Barcarena, Ana Rita Inácio contabilizou vários títulos nos escalões de formação, tendo abrandado a competição em 2015 devido ao seu ingresso no Ensino Superior.
«Foi um ano de habituação, em que procurei conciliar o desporto com os estudos mas tornou-se mais difícil que o esperado» adianta a ciclista que este ano tem melhores objectivos. «É claro que nesta segunda época nas sub 23 tenho a meu favor a experiência adquirida o ano passado, e já com outro andamento nas disciplinas do curso, espero poder treinar mais e melhor e por isso estou com grande expectativa de ver se consigo andar na roda das candidatas e assim conseguir um dos lugares do pódio, principalmente no Campeonato Nacional».
Dezena e meia de corredores e um “staff” de grande dedicação
Liderado por Carlos Sousa, com o apoio de Carlos Inácio (director), e de João Caravaca, gerente do Ginásio Spald que nos últimos anos tem reforçado a parceria com o emblema de Colares, no concelho de Sintra, a equipa BTT Team S.U.Colarense/CS Treino/Loja Poupe (designação oficial para a nova época) conta com o empenho e generosidade dos pais dos atletas, os grandes suportes orçamentais da secção. Mesmo perdendo alguns dos patrocinadores, Carlos Sousa e o seu “staff” conseguiram manter o principal núcleo de empresas apoiantes de forma a conseguir dar resposta ao conjunto de provas desta época, todas fora do concelho de Sintra, e a grande maioria no Norte do País.
Plantel para 2016
JUVENIS
Rita Francisco; Diogo Pereira, e Frederico Massena.
CADETES
João Ferros, e Tomás Duarte.
JUNIORES
Rafael Oliveira; Nuno Silvestre; Simão Sanfona, Afonso Barreiros, e João Beato.
SUB 23
Rita Inácio; Diogo Lopes, Fernando Martins, Fábio Filipe, e Tiago Sousa.
Masters 30
Mário Guterres
“STAFF”
Presidente: José Feixeira
Director: Carlos Inácio
Treinador: Carlos Sousa
Ginásio: Spald Sintra
Texto e fotos: Ventura Saraiva