
A 16.a edição do TIÊN - OPEN Estágio Internacional, sob a orientação de Grande Mestre Bảo Lan, organizada pela Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa decorreu em Ofir, no passado fim-de-semana, entre 17 e 19 de Outubro, com a presença de alguns dos maiores especialistas das Artes Marciais Tradicionais Vietnamitas de vários estilos das Artes Marciais, nacionais e estrangeiros.

Momento alto deste estágio teve lugar pelas 19.45 horas de Sábado, com a Cerimónia de Graduação (Lễ trao Đai) ao mais alto nível, de 7.o Đẳng, para quatro dos mais antigos e relevantes praticantes de Artes Marciais Vietnamitas em Portugal: José Manuel Alves, José Manuel Mendonça, Ângelo Correia e Filipe Leite de Sousa, este último com a distinção de faixa vermelha e branca. Estas graduações foram atribuídas em Maio de 2025 pelo Mestre Fundador nos anos 70 em França do Việt Võ Đạo Quốc Te, Grande Mestre PHAN-HOANG

Os treinos decorreram no próprio hotel, com a seguinte carga horária:
Sexta-feira: 19.00 21.00 Treino Việt Võ Đạo e Việt Tài Chí
Sábado: 09.00 11.00 Treino Việt Tài Chí
10.30 13.00 Treino de Việt Võ Đạo
16.00 18.00 Treino Việt Tài Chí
17.30 19.00 Treino Việt Võ Đạo
19.00 Cerimónia de graduação
Domingo: 9.00h 11.00 Treino de Việt Tài Chí
10.30 12.50 Treino Việt Võ Đạo
12.50 13.05 Encerramento, Certificados
Việt Võ Dạo:
• Técnicas de combate e autodefesa
• Quyền quy định
• Quyền 36 movimentos “CĂN BẢN CÔNG” (quyền de base)
• Quyền de sabre “ĐƠN ĐAO” (sabre supremo)
Việt Tài Chí:
• Quyền do programa
• Quyền das oito palmas das mãos “BÁT LINH CHƯỞNG” (Oito palmas sagradas)
• Técnicas de energia interna “KHÍ CÔNG”
• Quyền de flauta “THÁI CỰC SÁO” (a flauta do Taichi)
Uma das singularidades do Việt Võ Đạo relativamente às outras Artes Marciais é que no Vietname medieval, por determinação do Imperador, estas eram ensinadas na escola como parte dos currículos em todas as suas vertentes: técnica, ética e filosófica. A disseminação junto da população era enorme assim como muito fortes os aspectos culturais das Artes Marciais. O movimento de divulgação do Việt Võ Đạo (literalmente a arte marcial do povo vietnamita) na Europa e em todo o mundo trouxe e traz, naturalmente, fortes aspectos culturais a ele associados e este estágio é a viva prova disso. Os 80 inscritos, com presenças vários Países da Europa, nomeadamente, França, Suiça e Itália, muito apreciaram este evento, a nossa região, com destaque para a nossa simpatia, hospitalidade clima e gastronomia.