11 anos ao serviço do Desporto em Portugal

76ª Volta Portugal Liberty Seguros - Braga na Volta 2014

A 76a edição da Volta a Portugal Liberty Seguros realiza-se entre 30 de julho e 10 de agosto.

 

O final de uma etapa, na “Cidade dos Arcebispos”, representará, no historial da prova, a 18a vez em que isso acontece.

 

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, “A cidade de Braga jamais se poderia alhear desta prova maior do desporto português que tantos bracarenses e portugueses cativa e emociona, desde a primeira edição de 1927.”

 

Este regresso do município a uma prova como a Volta a Portugal “deverá continuar a ser, de forma indiscutível, um ponto de passagem obrigatório deste grande acontecimento desportivo, que tanto nos orgulha, sendo esta, também, uma oportunidade ímpar para dar visibilidade e afirmar Braga a toda a região”, acrescentou o presidente do município bracarense.

 


Ricardo Rio deseja ainda que “Braga seja um dos pontos altos da realização desta 76ª Volta a Portugal em Bicicleta. Que seja esta a mais participada de sempre. A mais competitiva. A melhor. Espero por isso que as nossas ruas, as nossas praças, o nosso centro histórico se encha de gente, de alegria e de cor, para que seja a maior festa do ciclismo português.

 


Em 1972, ano da última passagem da caravana por Braga, Firmino Bernardino do Sporting foi o vencedor da etapa que, vinda de Vila do Conde, terminou na capital do Minho. Venceslau Fernandes do Benfica assumiu, nesse quente dia de agosto, a liderança da 35ª edição da Volta. No dia seguinte, Braga, serviu de palco de partida para a etapa que levou as bicicletas em direção a Pedras Salgadas.


Apesar do interregno dos últimos anos, a ligação da autarquia Bracarense ao ciclismo, e particularmente à Volta, é antiga remontando a 1927 quando se correu a primeira edição da prova. Agora este vínculo foi renovado, não só com a presença da Volta nas ruas da cidade, mas também pelas negociações em curso com a Associação de Ciclismo do Minho para o desenvolvimento de diversos projetos relacionados com a modalidade.


É de assinalar também o facto de Braga ser a cidade natal de Peixoto Alves, vencedor da Volta em 1965 com a camisola do Benfica. Hoje, além de glória do ciclismo português, aquele que foi um dos embaixadores do ciclismo benfiquista, dá nome ao Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves, uma prova organizada no concelho bracarense para a categoria de Juniores.

 

Últimas notícias


 

terça-feira, 27 de junho de 2017 – 06:52:01

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...