18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Bragança, Terra Natal e de Sonhos 2018 - 1 dezembro a 6 de janeiro

 

 

Já considerado por muitos como um dos maiores atrativos do País da época natalícia, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” apresenta-se repleta de novidades e atividades para todos. Evento único na região acontece de 1 de dezembro a 6 de janeiro, em pleno Centro Histórico.

 

É já a partir do dia 1 de dezembro, com a chegada do Pai Natal, que Bragança se transforma em Terra de Natal e de Sonhos. O velhinho das barbas chega, vindo diretamente da Lapónia, no seu trenó, no sábado, de malas prontas para, depois de uma receção na Praça Cavaleiro Ferreira, agendada para as 16h30, desfilar e assentar arraiais na Praça Camões, em pleno Centro Histórico, o epicentro de todas as atividades lúdicas programadas para esta quadra festiva.

 

Em Bragança, Terra Natal e de Sonhos, poderá descobrir uma pista de gelo natural coberta, de 300 m2, que inclui um ‘funtrack’, um corredor de gelo que promete fazer as delícias de todos os visitantes. Cada entrada na pista equivale a vinte minutos de diversão, pela quantia simbólica de 1 euro, com as receitas a reverterem, na totalidade, a favor das Associações Humanitárias de Bombeiros de Bragança e Izeda.

 

Além da Pista de Gelo, a Praça Camões alberga uma Casa do Pai Natal, onde o caloroso e simpático velhinho barbudo recebe as cartas e os desejos de miúdos e graúdos. Novidade desta edição é, também, um Mercadinho de Natal em tenda. Um espaço coberto aquecido onde poderá degustar iguarias da época, deliciar-se com chocolate quente e assistir a vários concertos.

 

Mas o Natal não se fica pelo centro histórico. Ele contagia a cidade e leva o espírito natalício a vários equipamentos municipais, desde o Teatro aos Museus e da Biblioteca ao Mercado, onde, além de concertos, atividades lúdicas, workshops e teatro, poderá visitar várias exposições.

 

Para os mais novos, além de espaço de animação permanentes, como o comboio infantil, a casa do Pai Natal, a mini roda, o carrossel e os baloiços, são diversas as iniciativas programadas, como oficinas de leitura criativa na Biblioteca Municipal, peças de teatro, concertos e exposições.

 

Para os amantes do desporto, Bragança convida para o “Natal a Pedalar Solidário”, um passeio de bicicleta de 10km, com oferta de uma luz led para bicicleta e de barba e gorro de Natal, em troca de roupa ou brinquedos para doar às crianças da Obra Kolping; e para o “Trail Urbano Noturno Solidário”, uma prova (não competitiva) de 10km (7€) ou com caminhada de 5km (5€), cujas receitas revertem, integralmente, para a Santa Casa da Misericórdia de Bragança, que comemora 500 anos.

 

Haverá também palco para diversos concertos de bandas e artistas locais de todas as idades, com a participação do Coral Brigantino de N. Sra. das Graças, das Bandas Filarmónicas de Bragança, Izeda e Pinela, dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, da ESPROARTE, do Grupo Coral do Instituto Politécnico de Bragança, do Coro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, o Coro da Guarda, entre outros.

 

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, refere: “Visitar Bragança, em época natalícia é uma oportunidade única. Além das nossas tradições ancestrais, ainda muito vivas no mundo rural, propomos a descoberta da Terra Natal e de Sonhos. Um evento para todos que faz as delícias de miúdos e graúdos.

 

“Bragança, Terra Natal e de Sonhos”é uma iniciativa organizada pelo Município de Bragança, em parceria com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a ACISB - Associação Comercial, Indústria e Serviços de Bragança, o NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança e a Unidade Pastoral Senhora das Graças. Conta, também, com o apoio Polícia de Segurança Pública, Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, Centro Ciência Viva, Escolas e Agrupamentos de Escolas de Bragança, APADI - Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual, Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, Fundação “Os Nossos Livros” - Conservatório de Música e Dança de Bragança, Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Bribanda - Banda Filarmónica de Bragança, Banda de Música de Izeda, Banda de Música de Pinela, Associação Coral Brigantino N. Sra. das Graças, Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança, Ginásio Clube de Bragança, Associação de Atletismo de Bragança, Associação dos Amigos do Campo Redondo, Associação Team Giant, Velo Clube de Bragança, Associação Regional de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, RTUB, Tôna Tuna e RaussTuna.

 

BRAGANÇA, TERRA NATAL E DE SONHOS

em números:

 

- Edição 2017 –

 

• No mês de dezembro de 2017, comparativamente ao período homólogo de 2016, o número médio de dormidas no Concelho de Bragança cresceu 124,40% e o número de hóspedes 119,19%.

• 588 patinadores por dia, em média, na Pista de Gelo;

• 17.632 patinadores na Pista de Gelo;

• + de 70 mil pessoas passaram pela Praça Camões;

• + de 140 Pais Natal na iniciativa Bragança a Pedalar;

• + de 350 pessoas no I Trail Urbano Noturno Solidário;

• 1.868 euros entregues à União das Misericórdias Portuguesas, para as vítimas dos incêndios;

• 14 bancas na Banca de Natal;

• 1072 turistas visitaram, no mês de dezembro, os Postos de Informação Turística de Bragança (crescimento de 24% face ao mesmo período de ano passado);

• 66% dos turistas oriundos de Espanha;

• Verificou-se o crescimento de novos turistas oriundos do Brasil e do Reino Unido.

• Aumento de 74,24% do número de visitantes dos museus da Cidade (mais 2.621 pessoas, que em período homólogo).

• 16.500 utilizadores no Parque subterrâneo da Praça Camões (acréscimo de 24,2% relativamente a igual período de 2016).

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 26 de abril de 2024 – 22:09:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...