>
Está em... início
Informação Cultural
Miguel Carretas integra painel sobre impacto da IA no setor da música
Informação Cultural
Miguel Carretas integra painel sobre impacto da IA no setor da música
O Diretor-Geral da AUDIOGEST, Miguel Carretas, participa hoje, dia 20 de fevereiro, num painel sobre o impacto da Inteligência Artificial no setor da música, no âmbito da segunda edição dos Diálogos Culturais Luso-Brasileiros que acontece este ano em São Paulo. O encontro reúne autoridades, especialistas e agentes do setor cultural para debater desafios e oportunidades no intercâmbio cultural Portugal e Brasil.
A participação de Miguel Carretas reflete a importância crescente do debate sobre a evolução do mercado musical e os desafios que as novas tecnologias impõem à gestão dos direitos de autor.
A iniciativa, que visa fomentar parcerias culturais e desenhar políticas públicas de incentivo à cultura e ao desenvolvimento económico, conta também com a presença das Ministras da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, e do Brasil, Margareth Menezes, que abrirão os debates com um diálogo sobre políticas públicas para a cultura, diversidade e ações conjuntas.
“Para a AUDIOGEST é crescente a importância do debate sobre a evolução do mercado musical e os desafios que as novas tecnologias impõem à gestão dos direitos de autor. O nosso compromisso é o de fomentar um ambiente digital mais justo e sustentável para os profissionais da música pela que a discussão destes temas é essencial”, afirma Miguel Carretas.
Integrado no painel 2, o Diretor-Geral da AUDIOGEST vai falar sobre os desafios e oportunidades para a indústria musical num momento em que a Inteligência Artificial ganha terreno, abordando questões como a proteção dos direitos de autor no ambiente digital, o papel da tecnologia na criação e distribuição de música e os impactos para os artistas e produtores musicais.
O painel contará também com a presença de Dino D’Santiago e Criolo (ambos músicos nomeados ao Grammy Latino), Marcos Souza (Secretário de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura), Sydney Sanches (Presidente do Instituto dos Advogados do Brasil), com moderação de Ricardo Castanheira (SVP Políticas Públicas Europa e Latam da Sony Music).
O evento representa uma importante plataforma de cooperação cultural, reforçando os laços históricos e linguísticos entre Portugal e Brasil, e promovendo o intercâmbio de ideias entre os setores criativos. Além do debate sobre música, a programação inclui painéis sobre políticas públicas culturais, media e conteúdo, literatura e edição, património cultural e turismo, além das coproduções audiovisuais.
A primeira edição dos Diálogos Culturais Luso-Brasileiros aconteceu em Lisboa, em 2023, por ocasião da visita oficial do Presidente Lula da Silva a Portugal, e foi organizado pela Casa da América Latina em parceria com a AUDIOGEST. O objetivo é fortalecer a diplomacia cultural entre Brasil e Portugal, promovendo trocas de experiências entre as comunidades artísticas e as indústrias criativas dos dois países, visando ainda fomentar parcerias culturais e desenhar políticas públicas de incentivo à cultura e ao desenvolvimento económico.