18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Krav Maga

 Imi  Lichtenfeld
 
 Partindo das ruas de Bratislava até ao campo de batalha, acompanhe a história de um grande homem que mudou a história da defesa pessoal para sempre... Imi Lichtenfeld, fundador, criador e pai do Krav Maga.

 Nascido em 1910 passou a sua juventude em Bratislava, capital da Eslováquia, um local onde o desporto e a educação humanista eram valores igualmente respeitados. Estes elementos foram factores fundamentais na educação e formação de Imi.

 Contudo, a maior influência na vida de Imi, foi seu pai, Samuel, polícia e professor de defesa pessoal. Samuel fora muito reconhecido pelo seu trabalho policial bem como pelas suas inúmeras detenções de criminosos extremamente perigosos. Imi foi preparado pelo seu pai e teve resultados desportivos brilhantes em natação, ginástica, luta e boxe.

 Durante os anos '30, Imi aproveitou as suas capacidades de luta para proteger tanto os seus vizinhos Judeus como a si próprio. Participou em várias lutas contra grupos anti-semitas que aterrorizavam a comunidade Judaica. Foi nesta altura que se começaram a semear as raízes do que viria a ser o Krav Maga.

 Como é vastamente conhecido, durante os anos '40 a Alemanha Nazi difundia o seu reino de terror... os Judeus corriam perigo e rapidamente a luta anti-semita de Imi, tornara-se bastante impopular perante as forças da autoridade. Nesta altura viu-se forçado a deixar o seu lar.

 Após alguns anos em viagem Imi chegou a Israel (na altura conhecido como Palestina) e juntou-se à Haganah, organização paramilitar da comunidade judaica que lutou para criar o Estado Israelita, onde ensinou a técnicas base da defesa pessoal aos soldados.

 Em 1948 foi formado o Estado Israelita que solicitou o desenvolvimento de um sistema de defesa pessoal da maior eficácia a Imi Lichtenfeld. Assim deu-se inicio à criação do Krav Maga. O seu trabalho desenvolveu-se progressivamente na Tsahal (exército Israelita) durante 20 anos, com um aperfeiçoamento constante e um estudo prático constante, dado que o Estado Israelita estava constantemente em conflito.

 Desenvolveu-se um sistema que não funciona apenas na teoria... criou-se um método comprovado nos campos de batalha do Médio Oriente.

 Após a sua reforma, Imi dedicou-se a adaptar o Krav Maga às necessidades dos cidadãos e ao dia a dia.
 
Rapidamente o ensino do Krav Maga estendeu-se à vida civil, tendo sido reconhecido pelo Ministério Nacional da Educação.

 Finalmente o Krav Maga vai além fronteiras e estabelece-se nos Estados Unidos e na Europa. Imi destaca Richard Douieb para implementar o ensino de Krav Maga no continente europeu.
 
 No dia 09 de Janeiro de 1998 Imi Lichtenfeld faleceu e o Krav Maga ficou órfão do seu criador.

 O Krav Maga tem como base princípios morais e humanos que enfatizam a importância da integridade, humildade e respeito pelo próximo.

 As correntes do Krav Maga 

 " O Krav-Maga como todas as artes marciais dividiu-se em diferentes escolas mesmo antes da morte do fundador, Imi Lichtenfeld. Para esclarecer ligeiramente as pessoas que não conhecem estas diferentes correntes, apresentamos-vos aqui as principais.

 Os únicos aqui representados são os instrutores mais reconhecidos. Todos trabalharam com Imi e todos são ou eram excelentes instrutores que têm sobre certos aspectos uma visão diferente do Krav-Maga de acordo com a sua personalidade.
 
 Para uma melhor clarificação devemos voluntariamente omitir alguns instrutores importantes para o Krav Maga.
 
Se alguma informação estiver errada agradecemos que nos assinalem para confirmarmos as informações junto ás nossas fontes.

 Desejamos ter a máxima objectividade para evitar qualquer controvérsia.

 Para resumir, 3 os mais antigos alunos de Imi eram: Eli Avikzar, Raphy Elgrissi e Haim Zut. Eli Avikzar formou nomeadamente: Eyal Yanilov, Haim Gideon, Kobi Lichtenstein e Richard Douieb que teve tambem como professores Raphy Elgrissi e Haim Zut. Estas 4 pessoas foram formadas igualmente e directamente por Imi.

 Hoje distingue-se 6 organizações em Krav-Maga:

 F.E.K.M. - I.K.M.A. - I.K.M.F. - K.A.M.I.(uma derivação) - K.M.A.A. - K.M.S.A."

 Algumas Datas:

 A partir de 1942 - Criação e desenvolvimento do Krav Maga dentro sistema militar
 1964 - Depois de 20 anos de experiencia dentro do sistema militar inicia-se o trabalho para os civis e começa-se a espalhar lentamente por outros países.
 O sistema de graduações por cintos é adoptado (data exacta não é conhecida)
 1971 - Eli Avikzar torna-se o primeiro cinto negro de Krav Maga
 1978 - Imi cria a IKMA (Israeli Krav Maga Association)
 1979 - Eyal Yanilov recebe o seu cinto negro
 1980 - Richard Douieb e Haim Gidon recebem o seu cinto negro
 1983 - Kobi Lichtenstein recebe o seu cinto negro
 1984 - Larren Levine recebe o seu cinto negro

 Extraido e Traduzido da página de F.E.K.M

 Os 7 Principios do Krav Maga 

 Primeiro : Princípio genérico, ex.: prevenção – evitar estar em situações perigosas. Por exemplo, apanhar boleia, evitar indivíduos suspeitos; quando andar, evitar vizinhanças perigosas;
 
 Segundo : Krav Maga tem como base os reflexos naturais do corpo humano;
 
 Terceiro: A partir de qualquer posição, favorecer métodos que envolvam um risco pessoal mínimo.
 
 Quarto : Em função da situação, da necessidade ou perigo que o adversário representar tentar sempre desencorajar o atacante através do diálogo antes de entrar em confronto.
 
 Quinto : Atacar sempre as zonas mais frágeis do corpo humano (os olhos, a garganta) para controlar um adversário;
 
 Sexto : Aproveitar os objectos dentro de alcance bem como as armas naturais do corpo;
 
 Sétimo : O princípio mais realista: Não há regras, não há limites técnicos, não há proibições. Todos os golpes são legítimos quando se trata de salvar a vida.
 
 
 
 "Dominar Autodefesa tão bem para nunca ter que matar ninguém."

 É com base em todo o trabalho de Imi que funciona a Federação Europeia de Krav Maga – Richard Douieb .
  

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 05:17:36

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...