>
A Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia realiza-se na Playa del Ingles, em Maspalomas, Gran Canaria, de 5 a 8 de Novembro de 2015.
Portugal volta a ter duas equipas, uma masculina e outra feminina, na segunda edição da Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia, em Gran Canaria, de 5 a 8 de Novembro de 2015.
Numa estreia, nos masculinos, Os Gordos/apostaganha.pt‐Club Naval de Leça, vão procurar ficar entre os quatro primeiros do grupo, que inclui BHC Detono Zagreb (Croácia), CBMP Ciudad de Málaga (Espanha), Sand Devils (Alemanha), HIR‐SAT Keszthely BHC (Hungria) e Team Sweden (Suécia).
No entanto, o treinador Pedro Sardo Pereira não pode contar com a equipa na sua máxima força: "A equipa sofreu algumas alterações relativamente aos jogadores que estiveram presentes na fase final. Devido a compromissos profissionais e por termos vários jogadores a disputar a 1ª divisão dos diversos campeonatos (Juniores e Seniores), não nos é possível apresentar-nos na máxima força."
O treinador da equipa campeã nacional compreende as ausências, que enca ra como a maior dificuldade, a par com a questão económica: "A maior dificuldade está na indisponibilidade de alguns jogadores que são essenciais para a boa performance da nossa equipa, mas compreendemos que os seus clubes indoor não possam adiar os jogos bem como dispensar os jogadores durante 6 dias. Jogadores que no andebol indoor representam grandes equipas como o FC Porto, ISMAI, Avanca entre outros. A nível económico, contamos com alguns apoios, no entanto, 80% do orçamento para esta representação, parte dos recursos dos próprios atletas."
Mas a equipa que vai estar nas Canárias já só pensa na competição: "A maioria do trabalho que tem sido feito para a preparação para a competição, tem sido feito em ginásio, com bastante trabalho isométrico. Ainda teremos mais 2 sessões de treino até começar a competição para abordar questões técnico tácticas."
Sobre o grupo onde estão inseridos, Pedro Sardo Pereira não espera facilidades: "diria que estamo s no grupo da morte, repetindo o duelo com uma equipa húngara, espanhola e croata, sendo esta campeã da europa em título. A equipa alemã e sueca, são ambas duas incógnitas, que sabemos que serão equipas de elevada estatura, mas que pretendemos surpreender com uma defesa bastante agressiva e assim, procurar passar aos quartos de final", assegura.
Nos femininos, as 100 Ondas/N. Belchior repetem a presença nesta competição. Na 1ª Taça dos Campeões Europeus de Andebol de Praia, ficaram na oitava posição e, no regresso à prova, procuram um resultado melhor: "É uma participação que muito nos orgulha e que vamos tentar que seja melhor que o ano passado. Temos o objetivo de passar aos 1/4 final e fazer o melhor possível. Estamos inseridos num grupo muito forte, onde estão as norueguesas, campeãs europeias e as campeãs croatas, uma das principais candidatas à vitória". começa por destacar Paulo Félix.
As representantes nacionais fazem parte do Grupo A e juntam-s e a Skrim Kongsberg (Noruega), OVB‐Beach Girls (Hungria), Beachqueens (Suíça), BHC Dubrava (Croácia) e Strandgeflüster Minden (Alemanha).
"As 100ONDAS não vão estar na máxima força, mas garantimos que vamos dar tudo para representar da melhor forma o Andebol de Praia Português", conta o treinador, à semelhança do que acontece com os masculinos. E o treinador explica porquê: "Devido às atletas serem de clubes diferentes e a procura de apoios ter sido uma constante nestas ultimas semanas, a preparação não tem sido a melhor mas este grupo já está junto desde 2013 e vai conseguir superar todas as dificuldades", garante.
A prova disputa-se no mesmo formato que a primeira edição: na primeira fase, as seis equipas de cada grupo jogam todas contras todas, entre si. Após a primeira fase, as equipas classificadas do 1º ao 4º lugar de cada grupo vão disputar os 1/4 final, 1/2 finais e finais.