A Plataforma Cívica em Defesa de um Hospital Pediátrico para Lisboa promove a ‘Corrida Dona Estefânia – Dia da Mãe’, e, em simultâneo, uma Marcha e uma Festa Infantil, com o apoio técnico da Xistarca, em Lisboa, no dia 6 de Maio – Dia da Mãe, a partir das 10 horas.
Rosa Mota é a madrinha oficial da Corrida, que decorre na Avenida da Índia e Passeio Marítimo de Belém, esperando-se adesão de muitos participantes e a presença de diversas individualidades.
Tendo por objectivo alertar a população para a necessidade de manter um Hospital Pediátrico de Lisboa, pretende-se ainda com este evento desportivo recolher fundos para suportar as ações de apoio a crianças tratadas no Hospital desenvolvidas pela Liga dos Amigos do Hospital D. Estefânia.
Os participantes podem inscrever-se escolhendo a marcha de 4 quilómetros ou a corrida de 10 quilómetros, havendo ainda espaço para mais atividades lúdicas e de sensibilização.
Conta-se com a realização de concursos de desenhos feitos por crianças e com a presença do Hospital da Bonecada, onde poderão levar as suas bonecas, enquanto o actor Miguel Dias apresenta a animação, que contará com a actuação dos Grupos de Gaitas e Tambores da Casa Pia de Lisboa, de Danças Tradicionais e Populares Portuguesas do CCRCCR e de Danças em Cadeiras de Rodas da CIM.
Várias atividades paralelas serão promovidas, no local, por mais de 20 instituições, nomeadamente: a Associação Portuguesa de Doenças do Lisosoma, Associação Amigos dos Queimados, Casa do Gil, CrescerSer, Associação de Médicos Internos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Casa Pia de Lisboa, Associação Nacional de Doentes Artríticos e Reumáticos Infantis, Associação Portuguesa de Pais de Doentes com Hemoglobinopatias, CrescerSer, Associação de Alunos de Medicina da Nova e Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Nariz Vermelho, Terra dos Sonhos, Associação de Atletas Olímpicos Portugueses, Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, Associação de Spina Bífida e Hidrocefalia Cerebral, Liga dos Amigos do Hospital de Santa Marta, Raríssimas, Companhia Integrada Multidisciplinar-CIM, Associação Portuguesa de Celíacos, Casa Pia de Lisboa, AJUDE, ACREDITAR, Casa Ronald MacDonald, Associação de Osteogénese Imperfeita, Associação de Enfermeiros Portugueses de Ortopedia e Traumatologia, Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco-CCRCCR, Grupo Desportivo e Cultural da Companhia de Seguros Fidelidade Mundial Império bonança.
A corrida enquadra-se num conjunto de ações de luta organizado com o fim de defender o Hospital Pediátrico de Lisboa.
Esta campanha começou com o anunciado encerramento do Hospital de Dona Estefânia sem que esteja prevista a sua substituição por um novo Hospital Pediátrico/Materno Infantil autónomo em Lisboa.
Assim, continua a prevalecer o plano de aglutinação/menorização/subalternização da assistência pediátrica no Hospital Geral de Adultos ‘Todos-os-Santos’, em Chelas, com consequências drásticas para o futuro assistencial das crianças em Lisboa, unicamente por vontade dos decisores políticos.
As inscrições podem ser feitas em
www.xistarca.pt