20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Dois recordistas em antevisão aos Campeonatos de Portugal

 

São muitas as atrações que prometem emoções fortes na pista da Expocentro, em Pombal, no fim-de-semana que se aproxima em que vai disputar-se a 38.ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Curta.

 

Entre os pontos altos, as presenças de João Coelho, recordista de Portugal em 200 e 400 metros, e de Patrícia Silva, que recentemente bateu o recorde de Portugal nos 800 metros e é campeã nacional nos 1500, dão garantias de emocionantes despiques para prender a atenção ao público que ali se desloque ou que esteja a assistir à transmissão via streaming nas redes da FPA ou através de A Bola TV.


Fomos, por isso, à procura de conhecer as expectativas com que João Coelho e Patrícia Silva partem para este fim-de-semana.

 

Vamos primeiro às senhoras. A atleta do Sporting, volta a Pombal onde há duas semanas fixou um novo máximo nos 800 metros ao correr a distância em 2.00,79 minutos, dois centésimos abaixo da anterior melhor marca, que pertencia desde 17 de fevereiro de 1995 a Carla Sacramento. Antes disso, a atleta de 25 anos, já tinha conquistado marca de qualificação direta para os Europeus de pista curta de Apeldoorn, em março, ao obter nos 1.500 metros a quarta melhor marca nacional de sempre nessa distância (4.07,26).

 

Para este fim-de-semana de Campeonatos de Portugal, Patrícia ainda vai decidir em qual das distâncias aposta a fundo. “O plano é entrar nos 800 e nos 1500, mas vamos ver como me sinto este sábado e depois decido. O grande objetivo é continuar a preparar-me da melhor forma para os Europeus, e nesse sentido temos agora mais uma prova muito importante e que, obviamente, tentarei vencer. Mas não vou deixar de estar focada no plano que tracei e que passa por chegar na melhor forma possível aos Europeus de Apeldoorn”, destacou.

 

O que conseguir este fim-de-semana em Pombal – “uma pista difícil”, mas que ainda assim não a impediu de ali “bater um recorde nacional”, algo que a encheu de “imensa felicidade” – irá ajudá-la a focar-se na distância em que aposta depois nos Países Baixos: “Depois de sábado logo decido”.

 

É também a pensar nos Europeus, para onde já está apurado, que o velocista olímpico João Coelho se desloca à Expocentro, em Pombal, neste final de semana. Detentor do recorde nacional em 200 metros (com 21.01, obtidos em Pombal em 2022) e dos 400 metros (44.47 s) da distância, ao ar livre, que lhe valeu o triunfo nas Universíadas, em agosto de 2023, e em pista coberta, com os 45,56 obtidos nos Mundiais na Escócia.

 

As expectativas para Pombal passam, essencialmente, pela continuidade da preparação para os Campeonatos da Europa. Estou a voltar à minha boa forma física e espero conseguir boas marcas nos Campeonatos de Portugal, pese embora a pista de Pombal seja exigente em termos físicos”, destaca o atleta que vai participar tanto nos 200 como nos 400 metros.

 

Há algum tempo que não faço 200 metros, por isso, seja qual for a marca, vou participar mais por uma realização pessoal, embora sempre com o intuito de dar o máximo”, sublinha o atleta do Sporting e tricampeão nacional nos 400 metros.

 

Para já, tempo de dar o máximo nos 38.ºs Campeonatos de Portugal, que se realização no Expocentro, em Pombal, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal.

Periodicidade Semestral

quarta-feira, 29 de outubro de 2025 – 20:07:11

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...