19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Português Carlos Sá vence Trail de Glazig

alt
 
Cerca de 3000 mil pessoas participaram no Trail de Glazig a Plourhan no passado fim-de-semana, no noroeste de França. Em dez anos de existência, Carlos Sá foi o primeiro português a triunfar nesta conhecida prova internacional.

Depois dos excelentes resultados alcançados noutras provas de referência Mundial, a vitória no Grand Raid des Pyrenées 160km (França), o 5º no Ultra Trail do Mont Blanc 170km (França/Suíça/Itália) e o 8º na Marathon des Sables 250km (no Deserto Marroquino), o atleta patrocinado pela Sport Zone tem sido convidado a participar em inúmeras provas no estrangeiro.

Este desafio foi aceite pelo atleta como preparação para a Marathon des Sables, prevista para Abril.

A prova de Glazig foi composta por duas etapas, como explica Carlos Sá “Foram 18km noturnos no Sábado e 42km no Domingo, podendo os atletas se inscrever numa só ou no desafio que são as duas. É muito complicado estar a correr e gerir o esforço com outros atletas que fazem somente uma etapa e dão tudo na mesma”.

Na etapa dos 18km ficou em 3º lugar, mas foi na prova dos 42Km, que o corredor de Barcelos partiu mais confiante. Sobre a chuva o frio e a neve, atravessando dunas, colinas, escadas e rios, o português foi o melhor, vencendo com mais de 5 minutos de avanço sobre Frédéric Cantin e perto de 7 minutos sobre o 3º classificado, Philippe Kerbaol.

Carlos Sá revela a estratégia que utilizou para vencer em Glazig para a qual também contou com o apoio do público. “Na 2ª etapa deixei-me ir com o grupo da frente até perto do km 30, depois arrisquei tudo. Tinha dois minutos de desvantagem e estava na hora de ver como estavam os adversários. Dei um esticão numa zona tecnicamente difícil, a subida a um castelo por uma falésia, ninguém respondeu e fiquei sozinho nos últimos 15km's sem saber a quanto tempo estavam de mim. Foi muito duro, o reconforto vinha do público da Bretanha que me reconheciam e gritavam pelo meu nome a cada passagem. No final acabei com 5min de vantagem para o 2º classificado e os dois adversários directos afinal desistiram pois tinham tentado acompanhar-me mas estavam muito desgastados da 1ª etapa”. – refere o atleta

  

Periodicidade Diária

quinta-feira, 24 de abril de 2025 – 10:00:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...