É já no primeiro fim-de-semana de março que se realiza, em Gran Canária, a “The North Face® Transgrancanaria Ultratrail 2012”, uma das mais emblemáticas provas de ultratrail do panorama internacional da actualidade e que tem granjeado enorme adesão por parte de atletas de montanha, especialmente dos espanhóis.
É uma prova de 123 km de distância e 11.000 metros de desnível acumulado, em formato ‘nonstop’, cujo tempo limite é de 31 horas. Estão previstos 6 postos de abastecimentos, distribuídos ao longo do percurso: yagaures (KM 30); Tunte (KM 42); Presa de las Niñas (KM 63); Garañón (KM 82); Teror (KM 98) e Tenoya (KM 114).
Paralelamente à prova principal, a organização predispõe-se a organizar outras 3 provas, mas de dimensão menor: a “Sul-Norte”, de 96 km; a “Maratona”, de 42 km e a “Starter”, de 24 km.
Ao todo, estarão perto de milhar e meio de participantes. Dos 15 atletas nacionais apurados para a prova principal, Armando Teixeira destaca-se, não só pelas recentes vitórias que tem conquistado no panorama nacional, mas também pelo excelente 5.º lugar que alcançou nesta prova no ano passado.
Obviamente, será um atleta a ter em conta na disputa pela vitória final. Recorde-se que este atleta já venceu, em 2009, o MIUT – Madeira Island Ultra Trail, e é já uma presença assegurada na próxima edição, a 9 de junho do corrente ano.
A Madeira, por sua vez, estará uma vez mais representada ao mais alto nível através de Egídio Rodrigues, Nuno Gonçalves e Sérgio Perdigão, do Clube de Montanha do Funchal, e Pedro Alves, José Freitas e Leonardo Diogo, do CAMadeira; atletas já possuidores de larga experiência em provas de montanha de longa duração.
Os objectivos dos atletas madeirenses passam essencialmente por finalizar a prova, melhorando os ‘cronos’ do ano passado, mas na mente dos mais experientes o “top 50” seria ouro sobre azul.