
A Nissan Formula E Team garantiu resultados no Top-10 nas Rondas 11 e 12 do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA 2023/24, com Oliver Rowland a alcançar pontos por duas vezes, na corrida inaugural no Circuito Internacional de Xangai.
De volta à China pela primeira vez desde 2019, o fim de semana produziu dois dias de ação muito disputados por todo o pelotão.
Na qualificação para a Ronda 11, de sábado, Rowland passou para os duelos, chegando à final e ficando em segundo lugar na corrida. Depois de uma sessão extremamente disputada, Sacha Fenestraz ficou em 22º na grelha, apesar de ter ficado a pouco mais de dois décimos de passar. Num E-Prix dramático, Rowland lutou arduamente durante todo o tempo no grupo da frente, fazendo uma manobra na última volta para ficar em quarto e somar 12 pontos. Entretanto, o piloto franco-argentino Fenestraz efetuou várias ultrapassagens excelentes, subindo 11 lugares e conquistando o 11º lugar, apenas a uma posição dos pontos.
Ontem, na 12ª Ronda, Rowland conseguiu mais uma vez passar aos duelos, depois de ter liderado o Grupo A. Fenestraz foi apenas um décimo mais lento do que o seu colega de equipa, mas só conseguiu fazer o suficiente para a sexta posição. Partindo em 8º e 12º, respetivamente, a dupla lutou muito no meio-campo durante toda a corrida de 28 voltas, com o piloto britânico Rowland a conquistar um ponto em 10º, e com Fenestraz logo atrás, em 14º.
A Fórmula E entra agora numa pausa de quatro semanas após o intenso calendário dos últimos meses, regressando para o penúltimo fim de semana de corrida da época em Portland, nos EUA, a 29 e 30 de junho.
Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team: "Não é o fim de semana que esperávamos depois de um forte resultado em Berlim. Foi um fim de semana muito disputado, por isso estamos satisfeitos por sair com pontos de ambas as corridas. O Oli teve um bom desempenho no sábado ao chegar a P4, enquanto o Sacha fez um ótimo trabalho ao fazer tantas ultrapassagens e foi infeliz não terminar nos pontos. No domingo foi mais difícil ultrapassar, o que dificultou as coisas. Nenhum dos pilotos teve o melhor arranque e foi difícil recuperar. Temos agora uma pausa para ver onde podemos melhorar, como temos feito ao longo da época, e para consolidar o terceiro lugar no Campeonato de Equipas no próximo mês em Portland."
Oliver Rowland, Piloto da Nissan Formula E Team: "Estou satisfeito com o final de sábado, a qualificação foi forte para estar na primeira linha e depois lutámos arduamente no grupo da frente durante toda a corrida. O P4 foi um resultado sólido e uma boa soma de pontos, mesmo que um pódio fosse definitivamente possível. Ontem foi um pouco mais difícil, consegui entrar nos duelos, mas acho que poderíamos ter feito mais. A corrida também foi dura, ontem foi mais difícil ultrapassar, mas mesmo assim conseguimos conquistar um ponto. No geral, foi um evento decente e agora é altura de trabalhar arduamente na pausa, antes de Portland."
Sacha Fenestraz, Piloto da Nissan Formula E Team: "Esperava mais deste fim de semana, o ritmo de corrida foi muito forte no sábado, mas infelizmente a qualificação causou um dia difícil. Senti-me competitivo e penso que demos um passo em frente no nosso ritmo de uma volta, mas não conseguimos juntar as voltas. Foi divertido ultrapassar vários carros, mas foi uma pena ter perdido os pontos por pouco. Ontem, a qualificação foi melhor, mas tivemos de lidar com as temperaturas da bateria, o que dificultou a corrida. Estamos a melhorar passo a passo e agora é altura de fazer uma pequena pausa e desligar antes de nos concentrarmos totalmente em Portland e Londres."