20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça do Mundo de XCO - Portugal soma 13 pontos na Bélgica

Os portugueses David Rosa e Tiago Ferreira somaram ontem 13 pontos para Portugal no ranking de apuramento olímpico, graças aos respectivos desempenhos em Houffalize, na segunda prova da Taça do Mundo de Cross Country (XCO). Já o júnior Gonçalo Amado estreou-se na Taça do Mundo com a 15.ª posição na sua categoria etária.
 
A corrida de elite, marcada pela dureza física do traçado, foi ganha pelo bicampeão olímpico, o francês Julien Absalon. O segundo classificado foi o suíço Nino Schurter, a 38 segundos, e o terceiro foi o italiano Marco Aurelio Fontana, a 1m03s do vencedor. O melhor português foi o campeão nacional, David Rosa, 58.º classificado, a 8m52s. Tiago Ferreira foi o 98.º, a 12m46s do primeiro. Rúben Almeida foi eliminado devido ao atraso acumulado durante a corrida.
 
“O David Rosa fez uma boa corrida, atingindo o objectivo proposto, que era entrar nos 60 primeiros. O Rúben Almeida estava a andar bem, mas teve um furo, acabando por perder muito tempo por isso, o que lhe valeu a eliminação. O Tiago Ferreira fez uma corrida regular. O balanço geral é positivo”, avalia o seleccionador nacional, Pedro Vigário.
 
Ainda antes dos corredores de elite entrarem em liça, o júnior Gonçalo Amado estreou-se em provas da Taça do Mundo. O jovem gaiense não se deixou intimidar pela inexperiência, alcançando a 15.ª posição. “Foi um excelente resultado para a primeira experiência a este nível. Mesmo com um percalço mecânico durante a corrida, o Gonçalo Amado deu mostras da sua garra habitual e bateu-se de igual para igual com os melhores juniores do Mundo”, congratula-se Pedro Vigário.
 

Periodicidade Semanal

segunda-feira, 27 de abril de 2026

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...