>
Aviso
|
Documento disponibiliza, às entidades organizadoras, orientações para garantir mais segurança aos/às jovens participantes
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é a entidade pública que regula, em Portugal, o exercício da atividade de organização de campos de férias.
Tendo em conta a pandemia e atendendo aos impactos conhecidos, o IPDJ desenvolveu, com o aval da Direção-Geral da Saúde (DGS), um documento de apoio com orientações de funcionamento por forma a minimizar o contágio e a propagação do coronavírus.
Com o auxílio de exemplos práticos, este guia, contém as principais medidas de prevenção, recomendadas pela DGS, na deslocação, no acolhimento, e no início diário das atividades devendo-se considerar sempre o distanciamento físico e cumprindo-se a etiqueta respiratória, higienização das mãos, limpeza e desinfeção ambiental, marcação prévia para atendimento ao público (encarregados de educação) e definição dos circuitos de acesso e circulação e da área de isolamento.
As entidades devem estabelecer, com antecedência, o risco das diversas atividades, que podem ser categorizadas como «muito baixo», «baixo», «moderado» ou «elevado». Aconselha a realização das mesmas, preferencialmente, em espaços ao ar livre, indicando-se o aumento do número de animadores/coordenadores para a dinamização de atividades em paralelo, sugerindo dividir cada turno por grupos mais pequenos, adaptando os jogos e as dinâmicas lúdico pedagógicas sem contacto físico.
Os campos de férias constituem uma resposta às necessidades de muitos/as jovens como destino de ocupação dos tempos livres em período de férias escolares, facultando convívio e aprendizagem em comunidade através de atividades diversas, principalmente nas áreas de desporto, saúde, ambiente, cultura, multimédia e património histórico e cultural.
Os reforços comunicacionais vão ser disponibilizados nos campos de férias, nomeadamente com a afixação de cartazes sobre a correta higienização das mãos, etiqueta respiratória e colocação da máscara.
Conheça as Recomendações e medidas de prevenção da COVID-19 na organização de campos de férias