
A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou, em estreita colaboração com o Capitão do Porto de Setúbal, durante a tarde de ontem, 21 de fevereiro, uma operação de busca e salvamento de quatro tripulantes do veleiro "Birma", que se encontrava a duas milhas náuticas, o equivalente a cerca de quatro quilómetros, a sudoeste do Cabo Espichel, após interação com orcas.
O alerta foi recebido no MRCC Lisboa cerca das 14h00, através de um pedido de socorro, via rádio, da própria embarcação.
De imediato, foi informado o Capitão do Porto de Setúbal que, prontamente, ativou a embarcação da Estação salva-vidas de Sesimbra. No local, dois navios mercantes, o "Sunnanvik", com bandeira de pavilhão sueco, e o "Manisa Greta", com bandeira de pavilhão português, que navegavam nas proximidades, prestaram também o apoio inicial à embarcação.
Os elementos do veleiro foram resgatados e sem necessidade de assistência médica, tendo sido efetuado, por questões de segurança para a navegação, o reboque do "Birma", para Sesimbra, onde chegaram pelas 19h00.