19 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

ANAM assinala Dia Internacional da Juventude com lançamento de manual

 
ANAM assinala Dia Internacional da Juventude com lançamento de manual de apelo à participação política dos jovens
Albino Almeida: “Queremos mais jovens a surfar a participação social e política”
 
Capa Livro Conselhos Municipais da JuventudeA ANAM (Associação Nacional das Assembleias Municipais) em parceria com a CVEL (Centro de Valorização dos Eleitos Locais) e a Cooperativa ValorGlocal, vai lançar online, a 12 de Agosto, mais uma publicação, desta vez de apelo aos jovens para a participação na vida activa política. A autoria é dos investigadores e académicos Luís Filipe Mota Almeida, Cláudia S. Costa, Noel Gomes, Hugo Ferrinho Lopes e Tânia Maia.
 
A cidadania ativa sempre fez parte do desígnio da ANAM, sendo a participação dos jovens no Poder Local Democrático, especialmente nas Assembleias Municipais, um dos compromissos da associação, agora materializado no manual que, segundo Albino Almeida, Presidente da ANAM, pretende “contribuir para o conhecimento e apelar à intervenção para a defesa da democracia, o melhor sistema para nos organizarmos social e politicamente”.
 
Sabendo que em metade dos municípios ainda não existe Conselho Municipal da Juventude, a ANAM apresenta esta publicação “com o objetivo de incentivar e qualificar a efetiva implementação deste órgão em todo o Poder Local”, de forma de assinalar o próximo Dia Mundial da Juventude, que se comemora a 12 de Agosto, “e de deixar mais uma marca ‘no dia seguinte’ ao sucesso das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal. Queremos mais jovens a surfar a participação social e política, que são suas por direito”, conclui.
 
João Paulo Correia, actual Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que assina o prefácio, destaca a importância da obra que “se assumirá como um forte contributo para a consolidação da literacia democrática dos jovens (…) porque a sua intervenção incute, naturalmente, inovação, contexto e perspetiva às dinâmicas sociais”. Destaca ainda os Conselhos Municipais da Juventude enquanto órgãos consultivos dos municípios, pois “permitem aos jovens, com toda legitimidade, atuarem, intervirem e ser parte dos processos de mudança”.
 
Por seu lado, Ferreira Ramos, em representação do CVEL e da ValorGlocal, afirma: “orgulhamo-nos desta obra, da autoria de uma nova geração de académicos que identificam questões – e respostas – para estes órgãos de poder local de participação, nomeadamente, os Conselhos da Juventude”.
 
Numa abordagem de perguntas concretas e respostas, o guia constitui um instrumento pedagógico, “um verdadeiro guia prático para a participação dos jovens na vida política municipal. Destina-se a jovens, mas é também um instrumento útil para todos os eleitos locais, em especial dos deputados municipais”, afirma Luís Filipe Mota Almeida, um dos autores das mais de 140 perguntas e respostas.
 
“Falar de instrumentos de participação política dos jovens é importante porque vários estudos nacionais e internacionais demonstram que os jovens votam menos e envolvem-se em menor grau em organizações convencionais como partidos e, em especial, juventudes partidárias; mas que simultaneamente acham que a democracia não pode nem deve acabar nas urnas, o que os leva a mobilizarem-se mais por novas causas e em torno de temas específicos e de estruturas não-hierarquizadas e não-tradicionais, como estas abordadas no livro”, conclui o autor.
 

Periodicidade Diária

domingo, 19 de janeiro de 2025 – 12:41:16

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...