>
Começa a instalar-se em Portugal a figura do preparador físico para os pilotos de competição. Um bom exemplo disso é Ricardo Galhardo, terapeuta desportivo, que já trabalhou com diferentes equipas, trazendo agora esta actividade para o automobilismo em Portugal.
Nesta altura, Ricardo Galhardo está a prestar serviços à equipa da Veloso Motorsport a nível do Campeonato Portugal Velocidade, e no seio da Porsche Sprint Challenge Ibérica, onde todos os pilotos desta conceituada equipa sentiram-se fisicamente melhores nas provas em que participaram.
Por seu lado Ricardo Galhardo, também no seio do Campeonato Portugal Legend´s, faz a preparação para alguns pilotos da Jalcar Motorsport, nomeadamente Paulo Ferraz e Ruben Fernandes, para além de outros pilotos a nível individual, como Fábio Mota, Manuel Mota, Pedro Carvalho e Fernando Carvalho.
Ainda este ano, tendo já trabalhado no British GT Championship, na sua jornada de Portimão em conjunto com o seu irmão, André Galhardo, justamente com a equipa vencedora, Jonny Adam e James Cottingham, da 2 Seas Motorsport.
Segundo Ricardo Galhardo “aos poucos em Portugal, a nossa actvidade assume um papel importante no desempenho dos pilotos, pois assim fisicamente estão mais aptos para o desafio que representa uma corrida, seja ela qual for, na qual estes pilotos estão sujeitos a grandes esforços físicos e mentais, e com o trabalho que desenvolvo, arranjamos soluções para um melhor desempenho. São diversos os exercícios que fazemos ao longo dum fim de semana, sempre antes e após as corridas, como por exemplo inúmeros testes físicos, jogos com bola, saltar à corda, havendo ainda uma série de testes de reflexos e concentração, algo que é cada vez mais importante no automobilismo, quer a nível dos amadores, quer a nível profissional, incluindo ainda massagem de recuperação física e prevenção de lesões, que é para dar aos pilotos uma maior resistência às forças G a quês estão sujeitos ao longo das corridas, e o importante é que os pilotos se sintam bem no final de cada jornada”, finalizou o terapeuta Ricardo Galhardo.
Quanto a sucessos no seu trabalho, Ricardo Galhardo, depois de meditar um pouco acrescentou-nos “fiquei obviamente muito feliz com o trabalho que foi desenvolvido no circuito de Vila Real, onde vencemos corridas, num circuito citadino, muito difícil, e que exige muito dos pilotos em termos físicos e psíquicos, e espero poder continuar a dar o meu contributo para o sucesso destes pilotos e destas equipas”, finalizou Ricardo Galhardo.