>
Portugal terminou a sua prestação no primeiro dia do 12º Campeonato da Europa de Teamgym 2018. A competição decorre no Pavilhão Multiusos de Odivelas até dia 20 de outubro, sábado.
A Seleção Nacional Júnior Mista foi a única representante lusa esta quarta-feira. A realizar a sua estreia absoluta, os jovens ginastas portugueses não conseguiram alcançar a qualificação para a Final. Os pupilos de Vitor Gomes e Vasco Santos totalizaram 15.500 pontos no Solo, 14.350 no Tumbling e 12.900 no Mini Trampolim, somando um total de 42.750 pontos.
Vasco Santos, um dos Treinadores da Seleção Portuguesa, admite que o resultado era expectável e que não fazia parte dos objetivos: “Sendo a primeira vez que Portugal apresenta uma Seleção Júnior, Mista e oriunda de vários Clubes, o objetivo era criar uma ‘equipa única’ e fazer uma prova ‘limpa’, sem quedas e deixar uma boa imagem. Penso que esses objetivos foram alcançados e estamos satisfeitos com a nossa participação. Os resultados desta qualificação ainda estão uns degraus acima do que podemos ambicionar neste momento. Esta situação também aconteceu anteriormente com a Seleção Sénior Masculina e neste momento disputa os lugares cimeiros da competição. Chegará a nossa vez, é um percurso que tem de ser feito. A caminhada começou este ano. Não tenho dúvidas que daqui a uns anos vamos olhar para a prestação destes jovens e ver que foi aqui que começaram e que vão estar no topo.”
Resultados:
A competição regressa esta quinta-feira, dia 28 de outubro, com a Qualificação das Equipas Seniores, a partir das 15h00. Programa:
Neste momento (20h30), decorre a prova de Qualificação de Equipas Juniores Femininas, sem a participação portuguesa.
Declarações:
Afonso Oliveira - Ginasta da Seleção Júnior Mista
“É a primeira vez que represento Portugal e a experiência tem sido incrível. Olhar para um Pavilhão mais do que esgotado e sentir as palmas que estão a bater para ti, é indiscritível. Tivemos aqui várias crianças das escolas de Odivelas a assistir e é uma emoção muito boa poder transmitir-lhes algo de positivo.”
Clara Almeida – Ginasta da Seleção Júnior Mista
“Tenho o coração aos saltos, estou a sentir a pressão e o nervosismo. A preparação foi difícil, tivemos vários treinos bidiários, é muito cansativo, mas é uma honra representar Portugal.”
Foto: © IMAPRESS / Carlos Alberto Matos