>
Portugal é Campeão da Europa de Hóquei em Patins no escalão de Sub-17 pela 13ª vez. Este sábado, 12 de setembro, na última ronda da prova que decorreu no Luso, a Seleção Nacional empatou (1-1) com Espanha e confirmou a conquista do título europeu, recuperando um troféu que havia escapado em 2014.
Com lotação esgotada no Municipal Luso e num ambiente eletrizante, Portugal e Espanha enfrentaram-se com o título europeu no horizonte. Para a Seleção Nacional, empate ou vitória confirmariam a conquista da medalha de ouro. Numa primeira parte equilibrada, mas com Portugal a ter sempre mais controlo do jogo, foi Espanha quem conseguiu chegar à vantagem a escassos segundos para o intervalo, numa das poucas vezes em que conseguiu importunar as redes portuguesas. Já na etapa complementar e a necessitar de marcar, Portugal regressou à pista a impor o seu jogo e a colocar a defensiva espanhola em sentido. Após algumas investidas, o golo de Portugal surgiu por intermédio de Frederico Neves, na marcação de um Livre Direto. Até ao final, Portugal dispôs de outras chances de golo e Espanha também se tornou mais acutilante. O empate (1-1) no final do desafio garantiu a Portugal o título europeu, sendo o melhor ataque e a única equipa sem derrotas ao longo de toda a prova.
Portugal é o Campeão da Europa de Sub-17, Espanha termina a prova com a medalha de prata e França, que derrotou Itália nesta última jornada, conquista a medalha de bronze.
Cinco Inicial: Alejandro Edo (GR), João Lima, Frederico Neves, Tomás Pereira e António Trabulo
Nuno Ferrão, Selecionador Nacional: “Sentimento de grande satisfação pela obtenção do nosso objetivo, o título de Campeão da Europa. Não é só pelas questões desportivas é, sobretudo, por estarmos perante um escalão de formação e no desenvolvimento de atletas, criando condições para que possam evoluir e integrar seleções no futuro. Agradecer à fantástica equipa: atletas, staff e, em particular, ao professor Luís Sénica, por ter apostado em mim para o cargo de Selecionador Nacional. E a toda a direção, pelo apoio. Por fim, aos adeptos que acreditaram e nos apoiaram nesta empreitada”
RESULTADOS
12 de setembro: Inglaterra-Andorra (5-0); Alemanha-Suíça (1-1); França-Itália (3-1); e Espanha-PORTUGAL (1-1).