Portugal sobreviveu a um segundo dia do Mundial de Longboard de El Salvador completamente dedicado às repescagens e em que João Dantas, Raquel Bento e Inês Martins passaram os respetivos heats, com João e Inês, inclusive a vencer.
João Dantas, no primeiro heat da ronda 2 de repescagens passou em primeiro com o israelita Yonatan Amir em segundo, Raquel Bento, ainda a primeira ronda de repescagens só foi ultrapassada pela colombiana Margarita Conde, enquanto Inês Martins passou, em primeiro, com a australiana Kirra Molnar.
A vitória de Inês Martins foi, aliás, à imagem do que já fez neste campeonato logo na primeira ronda, uma demonstração de grande maturidade competitiva, virando a bateria a seu favor na derradeira oportunidade, a poucos instantes do fim, conforme realçou o selecionador nacional João Ferreira:
“Estamos todos vivos, com a Inês mais uma vez a revelar que é uma grande atleta, com grande frieza, a virar para primeiro no último minuto, a revelar controle emocional muito grande, digno de uma extraordinária atleta.”
Já a própria surfista estava extremamente feliz com o desempenho e, sobretudo, o resultado:
“Estou muito feliz. Foi um heat muito difícil, em que qualquer uma podia ganhar. Sabia que só precisava de 0,3 pontos, mas queria fazer melhor para assegurar a passagem. É fantástico passar este heat e ajudar Portugal a tentar ir mais longe em busca do melhor resultado possível.”
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf e líder da comitiva resumiu esta longa jornada de 12 horas na praia:
“Este foi um dia longo, mas em que todo os atletas competiram muito bem. Continuamos com a equipa toda em prova depois de ontem termos tido alguns percalços, mas corrigimos bem hoje e, acima de tudo, mantemos todas as aspirações intactas e a esperança numa boa classificação.”
A Seleção escolhida pelo técnico nacional João Ferreira é constituída por:
Open masculino
João Dantas (Surfing Clube de Portugal)
António Dantas (Surfing Clube de Portugal)
Open feminino
Raquel Bento (NOCAS)
Inês Martins (Clube de Surf de Faro)