20 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Maria Timofeeva de gala vence o Figueira da Foz Ladies Open

 
- Russa de 21 anos venceu a compatriota e ex-campeã Alina Korneeva
Maria Timofeeva chegou à Figueira da Foz para disputar a fase de qualificação e saiu como nova campeã do ITF W100 que a Federação Portuguesa de Ténis organizou, entre 20 e 27 de julho, no Tennis Club da Figueira da Foz.
Numa final disputada com bancadas cheias, Maria Timofeeva (264.ª WTA com 21 anos) não deu hipóteses à promissora compatriota Alina Korneeva (259.ª de 18 primaveras), campeã do Figueira da Foz Ladies Open em 2023 na primeira edição como ITF W100, e triunfou com os parciais de 6-3 e 6-0 em apenas 73 minutos de encontro.
 
Há exatamente 24 meses que a mais velha das qualifiers russas não chegava a uma decisão, mas na Figueira da Foz conseguiu um percurso imaculado.
 
Aliás, o 6-3 do primeiro set deste domingo foi mesmo o parcial mais equilibrado da semana para a antiga 100 (93.ª em abril do ano passado), que assim conquistou o sétimo troféu do palmarés, o segundo mais importante e o primeiro desde o maior, desde que arrecadou o WTA 250 de Budapeste em julho de 2023.
Timofeeva já tinha assegurado o regresso aos torneios do Grand Slam no qualifying do US Open e ao erguer o troféu de campeã — entregue por Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz — também garantiu a reentrada no top 200.
 
“É surreal só ter perdido 24 jogos em toda a semana. Não sabia o número, obviamente, mas senti que estava muito confiante em todos os encontros. Tratei cada um sem pensar se era uma meia-final ou uma final, para não pôr pressão sobre mim mesma, e estou muito feliz por ter concretizado o objetivo de qualificar-me para o US Open e no final ainda ganhar o torneio. Não podia pedir uma semana melhor”, explicou, em conferência de imprensa, a sucessora de Anastasia Zakharova – as três edições do Figueira da Foz Ladies Open na categoria 100 ITF foram ganhas sempre por tenistas nascidas na Rússia.
 
Pronta para uns dias de férias, Timofeeva despediu-se da primeira passagem pela Figueira da Foz com muitos elogios: “Lembro-me de na minha final no WTA 250 de Budapeste as bancadas estarem vazias. Aqui, não esperava ver tanta gente numa final entre duas russas às 11 horas de um domingo, mas as bancadas estavam cheias e estou muito agradecida. Os portugueses são muito simpáticos.”
Com a promessa de voltar a Portugal “para os grandes torneios”, já tem o das Caldas da Rainha no calendário. Será logo a seguir ao US Open e mais um passo importante para “voltar ao top 100 e permanecer por lá.”
 
A nona edição do Figueira da Foz Ladies Open foi organizada pela Federação Portuguesa de Ténis no Tennis Club da Figueira da Foz entre os dias 20 e 27 de julho.
 
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança 
Steve Grácio 
 
Fotografias: Beatriz Ruivo/FPT
 
 

Periodicidade Semestral

domingo, 1 de fevereiro de 2026 – 08:34:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...