- Pinto, Graça e Assis cessam participações individuais na terceira ronda
Sofia Prazeres e Lourenço Lima voltaram a celebrar na terra batida do Complexo de Ténis do Jamor e aproximaram-se da luta pelas medalhas no Campeonato do Mundo Individual de Veteranos (ITF World Individual Championships) que a Federação Portuguesa de Ténis organiza até sábado.
Única mulher portuguesa apurada para os oitavos de final, Sofia Prazeres (atual número dois mundial de +50) só precisou de uma hora para levar a melhor contra a britânica Jo Shepherd (21.ª no ranking do escalão) por autoritários 6-0 e 6-1.
O encontro inaugurou a programação no Court Central do Jamor e decorreu ao ritmo da ex-profissional portuguesa (foi 159.ª WTA e venceu nove vezes consecutivas o Campeonato Nacional Absoluto), muito superior no plano físico tal como já tinha demonstrado na semana passada ao serviço da seleção que conquistou o oitavo lugar na prova por equipas.
Aos 51 anos, Sofia Prazeres procura a terceira presença consecutiva em meias-finais de singulares no Mundial de Veteranos, que terminou com medalhas de bronze +45 em Antália (2023) e +50 na Cidade do México (2024).
Para igualar as participações anteriores, a tenista portuguesa terá de repetir os dois triunfos celebrados já este ano contra a italiana Valentina Padula, número três mundial.
Lourenço Lima foi o único dos quatro homens portugueses a vencer na jornada de terça-feira e avançou para os oitavos de final, mas só depois de um exigente braço de ferro no palco principal do Jamor.
20.º cabeça de série na competição de +50 e 38.º classificado na tabela mundial do escalão (já foi número seis), o jogador português bateu o neerlandês Jeroen Meijer por 7-6(4) e 6-1.
Mesmo após desperdiçar uma vantagem de 4-1 no parcial inaugural, Lima sobreviveu ao tie-break e descolou para vencer pela terceira vez na competição.
Depois da medalha de bronze em Antália, no ano de 2023, Lourenço Lima garantiu pela segunda vez a presença nos oitavos de final de um Campeonato do Mundo de Veteranos. Agora, apenas o chileno Esteban Elias, oitavo cabeça de série e 12.º da hierarquia, o separa dos quartos de final.
Luís Sousa Pinto (+50, 19.º pré-designado), Vasco Graça (+55) e Henrique Assis (+50, 29.º favorito) tiveram desfechos diferentes e foram eliminados na terceira eliminatória.
Luís Sousa Pinto ainda arrecadou o primeiro set contra o neerlandês Marcus Hilpert, segundo cabeça de série e ex-número um mundial, só que viu o poderio do opositor e a menor frescura física pesarem e acabou a ceder por 3-6, 6-1 e 6-1; Vasco Graça não resistiu a georgiano Taraschi Kikalischvili, 13.º pré-designado, e perdeu por 6-1 e 6-2; Henrique Assis viu o alemão Alexander Von Hugo (11.º) vencer por 6-4 e 6-1.
Na variante de pares, entre os quatro embates dos oitavos de final com jogadores portugueses envolvidos, Dominika Gorecka fui a única a sorrir, ao lado da eslovena Barbara Mulej. Nuno Delfino (com o espanhol Miquel Puigdevall Lamolla), Carlos Santos (ao lado do sul-africano Rui Claro) e Pedro Vitorino (em parceria com o belga Stijn Lambrecht) concluíram as respetivas participações.
Esta quarta-feira, Sofia Prazeres atuará em singulares logo às 10 horas e Lourenço Lima na bateria de encontros das 11h30.
Press-Officers:
Gaspar Ribeiro Lança
Steve Grácio
Fotografias:
Beatriz Ruivo/Federação Portuguesa de Ténis
Álvaro Isidoro/Federação Portuguesa de Ténis