18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

European Silver League - Convocadas

A equipa técnica da Selecção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Hugo Silva, convocou hoje 14 atletas com vista à participação na European Silver League 2024, que arrancará na cidade finlandesa de Tampere no dia 16 de de Maio.
 
Os treinos têm o seu início previsto para 6 de Maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
 
O Seleccionador Nacional Hugo Silva destaca a injecção de sangue novo nesta Selecção, com jogadoras das selecções de Sub-20 e Sub-22 já apuradas para os respectivos Europeus:
“O grande desafio, a partir de agora, será consolidar de vez uma equipa jovem, capaz de num espaço temporal alargado dar-nos garantias de lutar por todas as provas inseridas e subir rapidamente para competições que valorizem e projectem estas atletas. Com a entrada desta juventude, com a paciência inerente à mesma e, como é óbvio, com o contributo de todos os intervenientes, podemos acreditar que estão criadas condições para uma onda de entusiasmo à volta do feminino, impulsionando assim a energia necessária para o sucesso.
Vai ser um período longo de competições e treinos, com muitas das atletas a sacrificarem-se em 4 meses de duros e difíceis embates, mas que certamente nos farão crescer e assim fazer valer a pena toda a entrega pelo nosso País.
Relativamente aos adversários, confesso que não é o prioritário, pois estamos focados na nossa equipa. Contudo, devemos lembrar que vamos jogar com uma Bósnia que veio da Golden League e um difícil e bem conhecido adversário que é Montenegro, contra o qual foram sempre jogos muito equilibrados e difíceis. Como sempre, vamos lutar pelo primeiro lugar em tudo que estamos inseridos, mas com a paciência que esta juventude precisa para crescer“.
AS 14 CONVOCADAS
 
DISTRIBUIDORAS
Ana Figueiras (Leixões SC) / Mariana Garcez (SL Benfica)
 
LIBEROS
Joana Resende (FC Porto) / Matilde Calado Rodrigues (PV/Col. Efanor)
 
OPOSTAS
Júlia Kavalenka (CDA Volley Talmassons – ITA) / Maria Reis Lopes (FC Porto)
 
ZONAS 4
Ana Rui Monteiro (FC Porto) / Alice Clemente (SL Benfica) / Margarida Maia (Vitória SC) / Marisa Pardal (SL Benfica)
 
CENTRAIS
Amanda Cavalcanti (Sporting CP) / Joana Garcez (SL Benfica) / Kátia Oliveira (Clube K) / Raissa Cassamá (Vitória SC)
Portugal vai voltar a defrontar Montenegro
 
A COMPETIÇÃO
 
A Selecção Nacional de Seniores Femininos estreia-se na European Silver League (ESL) no Torneio 2, sediado no Hakametsa Arena, na cidade finlandesa de Tampere, frente ao Luxemburgo (17 de Maio) e à Finlândia (18 de Maio), enquanto as luxemburguesas e as finlandesas medem forças no dia 16 de Maio.
A cidade de Santo Tirso receberá, nos dias 24, 25 e 26 de Maio, o Torneio 6 da European Silver League 2024.
Será o regresso da competição ao Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, depois de no ano passado ter sido palco dos jogos com a Geórgia e o Montenegro.
 
Torneio 2 (Tampere)
 
16.05.2024
18h30 locais – Luxemburgo x Finlândia
 
17.05.2024
16h30 locais – PORTUGAL x Luxemburgo
 
18.05.2024
15h00 locais – Finlândia x PORTUGAL
 
No Torneio 6, agendado para 24 a 26 de Maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, Portugal acolhe a Islândia na sexta-feira e Montenegro no domingo, enquanto as islandesas e as montenegrinas se defrontam no sábado.
 
Torneio 6 (Santo Tirso)
 
24.05.2024
21h00 – Islândia x PORTUGAL
 
25.05.2024
17h00 – Montenegro x Islândia
 
26.05.2024
16h00 – PORTUGAL x Montenegro
 
O Torneio 9 da fase preliminar será disputado de 31 de Maio a 2 de Junho na Bósnia-Herzegovina, e as portuguesas defrontam as montenegrinas no sábado e as bósnias no domingo, enquanto Montenegro e Bósnia-Herzegovina se enfrentam no primeiro dia de competição.
 
Torneio 9 (a definir)
 
31.05.2024
A definir – Montenegro x Bósnia-Herzegovina
 
1.06.2024
A definir – PORTUGAL x Montenegro
 
2.06.2024
A definir – Bósnia-Herzegovina x PORTUGAL
 
A Final será disputada em dois jogos (casa e fora) nos dias 13 e 16 de Junho e o vencedor irá competir em 2025 na European Golden League.
 
Prémios a atribuir na Final Four
Vencedora: 40.000 euros.
2.ª Classificada: 25.000 euros.
 
O Seleccionador Nacional, Hugo Silva, saudou o novo modelo de competição:
“Apresenta mais equipas, algumas provenientes da Golden League, o que torna esta edição da Silver League bem mais competitiva e mais exigente para todos. Será um tipo de competição mais
concentrado, implicando assim menos viagens e desgaste e acaba por ser mais atractiva.
Para nós, o objectivo é prepararmo-nos para um nível mais elevado, o que vai exigir mais de todos se queremos continuar a chegar às finais. Como sempre, daremos o que temos e o que não temos para dignificar a nossa modalidade e o nosso País“.
 
A competição assume dupla importância dado que, na altura da sua realização, as selecções estarão a preparar-se para as eliminatórias do Europeu 2026, cujo arranque será dado no final do Verão de 2024.
 
A Islândia fará a sua estreia histórica na Liga Europeia em 2024, mais concretamente na European Silver League, tanto em masculinos como em femininos.
 
Em 2023, a Selecção Nacional de Seniores Femininos venceu o Montenegro e subiu ao terceiro degrau do pódio da European Silver League, cuja Final 4 decorreu na cidade austríaca de Graz. A Estónia foi a vencedora da Silver League 2023.
Em 2022, a Selecção Nacional foi 2.ª classificada ao perder com a Suécia na final, disputada na cidade sueca de Lund, depois de no ano anterior ter sido quarta classificada. Ver histórico da prova
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 14 de junho de 2024 – 10:13:49

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...