18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Taça das Nações de Voleibol de Praia

Os bicampeões nacionais João Pedrosa/Hugo Campos e os vice Gonçalo Sousa/Tomás Sousa formam as duplas portuguesas que irão competir, em masculinos, na fase preliminar da CEV Beach Volley Nations Cup 2024 (Taça das Nações de Voleibol de Praia), uma competição que apura para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 
Os representantes do nosso País vão integrar a Pool D – a disputar de 17 a 19 de Maio na localidade turca de Balikesir – juntamente com a Turquia, a Polónia, a Roménia, a Eslováquia e a Escócia.
 
A comitiva portuguesa, liderada pelo treinador Ricardo Rocha, parte amanhã para a Turquia, e leva consigo “a ambição e a vontade de triunfar” que se alicerçam no trabalho realizado até agora, como referiram os porta-vozes das duplas.
 
Pedrosa e Campos estão a tentar entrar com força na nova época do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Pro Tour), depois do importante 21.º lugar alcançado este ano no BPT Elite16 de Doha.
O caminho da dupla lusa, que almeja uma presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, tem sido recheado de bons resultados nos últimos anos: a medalha de bronze alcançada nos Jogos do Mediterrâneo pelos bicampeões nacionais juntou-se à medalha de ouro conquistada no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton (Canadá), etapa do Circuito Mundial de 2023, naquela que foi a primeira vez que a dupla portuguesa subiu ao lugar mais alto do pódio numa etapa Challenge do Beach Pro Tour.
Um marco no percurso dos bicampeões nacionais em título e campeões mundiais universitários na caminhada que encetaram há poucos anos ao optarem pela prática do Voleibol de Praia ao longo de todo o ano, no que são apoiados pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
 
“Esta pode ser a última oportunidade que temos de nos classificarmos para os Jogos Olímpicos, portanto, sem dúvida que vamos dar o nosso melhor para tentarmos estar na fase final da Taça das Nações e depois, quem sabe, garantir um lugar em Paris 2024” – João Pedrosa.
 
Por seu turno, os irmãos Gonçalo e Tomás Sousa são a nova aposta “forte” da Federação Portuguesa de Voleibol para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a disputar em 2028 nos Estados Unidos da América.
Os dois atletas, Gonçalo Sousa, de 23 anos, e Tomás Sousa, de 19, firmaram recentemente uma parceria com a FPV que tem como objectivo conseguir colocar a jovem dupla de irmãos na 34.ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão.
 
“Finalmente chegou a nossa primeira competição! Trabalhámos arduamente durante três meses para representar o nosso País ao mais alto nível. Sabemos que esta é uma hipótese de termos a nossa bandeira representada nos Jogos Olímpicos, e por isso entraremos em campo com muita vontade de vencer” – Gonçalo Sousa.
A Taça das Nações tem um formato de competição peculiar que promove batalhas entre países. Cada nação é representada por duas duplas e os duelos disputam-se à melhor de três, sendo a decisão, se necessário, encontrada através de um golden set (set de desempate) de 15 pontos.
DUPLAS
 
Polónia
Piotr Kantor/Jakub Zdybek
Maciej Rudol/Filip Lejawa
 
Portugal
João Pedrosa/Hugo Campos
Gonçalo Sousa/Tomás Sousa
 
Roménia
Constantin Bratosin/Valentin Hupoiu
Andrei Grigore/Eduard Popa
 
Escócia
Ross McKelvie/James McHardy
Lewis Mexson/Bem McHardy
 
Eslováquia
Marek Jany/Dominik Jancok
Lubos Nemec/Adrian Petruf
 
Turquia
Huseyin Mermer/Sacit Kurt
Yusuf Ozdemir/Batuhan Kuru
 
Em femininos, as duplas portuguesas Beatriz Pinheiro/Inês Castro e Margarida Santos/Carolina Maia, que foram acompanhadas pelo treinador Januário Alvar, alcançaram o 3.º lugar na Pool D, disputada em Bibinje (Croácia) nos dias 10, 11 e 12 de Maio, depois de contarem com a concorrência da Ucrânia (vencedora), Bélgica (finalista), Escócia, Hungria e Croácia. 
 
Esta edição da CEV Beach Volley Nations Cup ganha ainda mais importância pois representa um dos caminhos pelos quais um país poderá garantir uma (muito cobiçada) presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 
Jurmala, na Letónia, irá receber a fase final da Taça das Nações, após ter acolhido as edições de 2017 e 2020 do Campeonato da Europa de Voleibol de Praia.
De referir que foi precisamente na mais famosa estância balnear letã que, em 1996, a dupla portuguesa formada por Jorge Alves e João Silva, foi vice-campeã europeia de Sub-20.
 
Em 2023, as selecções portuguesas de Voleibol de Praia disputaram as Pools de qualificação, mas não conseguiram o apuramento para a fase final.
Em masculinos, João Pedrosa/Hugo Campos e Guilherme Maia/Filipe Leite classificaram-se no 3.º lugar da Pool G da Taça das Nações, disputada na cidade de Budapeste, capital da Hungria.
Nas meias-finais, João Pedrosa e Hugo Campos, campeões nacionais em título, não conseguiram superar (0-2: 20-22 e 17-21) Attila Stréli/Artúr Hajós, o mesmo acontecendo (1-2: 21-16, 11-21 e 11-15) com Guilherme Maia e Filipe Leite, vice-campeões nacionais, relativamente a Csanád Petik/Domonkos Dóczi.
Em femininos, Beatriz Pinheiro/Inês Castro e Ana Monteiro/Margarida Santos, respectivamente campeãs e vice-campeãs nacionais em título, disputaram na cidade grega de Heraklion a Pool E de apuramento para a fase final da Taça das Nações.
As duplas lusitanas foram afastadas da final pelas experientes espanholas Liliana Steiner/Paula Gutiérrez e Maria Carro/Angela Lobato, respectivamente: Beatriz Pinheiro/Inês Castro (2-1: 22-20, 16-21 e 15-12) e Ana Monteiro/Margarida Santos (2-0: 21-14 e 21-12).
 
Árbitros portugueses em acção
nas competições de Voleibol de Praia
 
José Casanova
Comité de Controlo dos Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
 
Avelino Azevedo
Delegado de Arbitragem nas fases finais dos Campeonatos da Europa de Seniores Masculinos e Femininos, de 13 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
 
Rui Carvalho
Final da Taça das Nações – Masculinos, em Jurmala, na Letónia, de 13 a 16 de Junho.
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 26 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 de Ostrava, na Chéquia, de 4 a 9 de Junho.
Jogos Olímpicos 2024, em Paris (França), de 27 de Julho a 10 de Agosto.
 
Sandra Deveza
Beach Pro Tour Elite16 de Espinho, de 22 a 26 de Maio.
Beach Pro Tour Elite16 Gstaad, na Suíça, de 3 a 7 de Julho.
Finais do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos, de 14 a 18 de Agosto, nos Países Baixos.
BPT Elite16 Hamburgo, na Alemanha, de 21 a 25 de Agosto de 2024.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 12 de junho de 2024 – 21:57:50

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...