>
Aviso
|
Arranca hoje, pelas 17h30, a Acção de Formação, Observação e Análise do Jogo, que a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) organizam até 27 de Abril.
A acção, denominada «A tecnologia ao serviço do Voleibol», decorre na Sala D 11 do pavilhão desportivo do IPMAIA e engloba 50 formandos, pois a enorme procura ultrapassou, em muito, o limite proposto inicialmente de 30 participantes.
Esta iniciativa formativa avançada está focada na integração de tecnologia e análise estatística no Voleibol, é direccionada a alunos de Desporto e Educação Física, professores e treinadores de Voleibol e visa elevar o padrão técnico do Campeonato Nacional através do uso de ferramentas como o Data Volley, essenciais para a análise de desempenho individual e colectivo.
O uso de sistemas informáticos de análise e de instrumentos estatísticos no Voleibol, como o Data Volley e o Data Video, mormente na captação da leitura do rendimento individual e colectivo dos atletas, será apresentado por formadores experientes: Hugo Silva e João Campos, respectivamente Treinador Principal e Scouter da Selecção Nacional de Seniores Femininos.
A acção, certificada com 3 Unidades de Crédito (UC), reparte-se por dois grandes momentos: o Bloco I, a ministrar nas instalações do IPMAIA – todas as segundas-feiras (das 17h30 às 20h30) entre os dias 31 de Março e 21 de Abril –, e o Bloco II.
Este último momento, que consistirá em sessões práticas de esclarecimento e dúvidas, terá lugar no dia 26 ou 27 de Abril, em local e hora a designar, e consistirá na análise em tempo real de um jogo do Campeonato Nacional, com aplicação dos conceitos aprendidos.